Gestantes podem receber relatório médico para vacinação no Hospital Esaú Matos

Por - 15 de junho de 2021

A decisão aconteceu com a interferência da Defensoria Pública Estadual e busca ampliar o público que poderá ser vacinado em Vitória da Conquista

Assim que a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) anunciou a vacinação de grávidas e puérperas de até 45 dias, os questionamentos acerca da necessidade de um laudo médico surgiram. Muitas mulheres argumentaram que a exigência dificulta o acesso à imunização para aquelas que não têm acompanhamento médico ou condições de pagar consultas. Por isso, com a interferência da Defensoria Pública Estadual, o Hospital Esaú Matos passou a fornecer as prescrições.

De acordo com a defensora pública, Flávia Coura, a parceria entre o hospital e a Defensoria é extremamente importante. Para ela, as entidades estão “unidas em prol do objetivo de ampliar o acesso das mulheres aos serviços públicos de saúde e, especialmente nesse momento da pandemia, à vacinação contra a COVID-19”, explicou.

As gestantes que precisam do relatório médico para receber a vacina devem comparecer ao ambulatório do hospital nas terças-feiras e quartas-feiras, das 14h às 16h, e nas sextas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Para receberem o laudo, elas devem apresentar o documento com foto, cartão de pré-natal e primeira ultrassonografia.

A vacinação das grávidas e puérperas, em Vitória da Conquista, resultou da união dessas mulheres que, junto com as lactantes, lutaram para que a PMVC as incluísse no grupo prioritário de imunização. Flávia conta que “é importante lembrar que as gestantes e puérperas foram incluídas como grupo de risco para a COVID-19 em maio de 2020 pelo Ministério da Saúde e que a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomenda a vacinação desse grupo”.

A vacinação para o grupo começou com a chegada da vacina da farmacêutica Pfizer e agora já está disponível para mulheres com 18 anos ou mais, com comorbidades ou não, em qualquer idade gestacional e puérperas com até 45 dias de pós-parto.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.