Esculturas do artista plástico Allan de Kard serão retiradas da Avenida Olívia Flores

Por - 14 de junho de 2021

Decisão foi tomada pelo próprio artista após pressão do Conselho de Cultura junto à Prefeitura; Nas redes sociais, muitos conquistenses comemoraram a retirada das obras da via pública

Até o fim deste mês, quem passar pela Avenida Olívia Flores, na zona oeste de Vitória da Conquista, não irá mais se deparar com as esculturas do artista plástico Allan Kardec Cardoso Lessa, que assina como Allan de Kard.

Após pressão do Conselho Municipal de Cultura (CME) e articulação realizada pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), ele decidiu retirar as cinco obras que vinham ocupando o espaço público desde julho de 2015. Além disso, será removida também a escultura que ficou conhecida na cidade como “Covidão”, instalada no canteiro central da Olívia Flores, em setembro do ano passado.

As peças serão transferidas para o museu que o artista mantém na BA 262 (Estrada para Anagé), onde estarão disponíveis para visitação pública. Nas redes sociais, muitos conquistenses comemoraram a notícia. “Antes tarde do que nunca”, disse um usuário do Instagram numa publicação da Prefeitura.

Uma outra usuária da rede comentou que não suportava mais “ver aquele vírus gigante na Olívia. Você (sic) vai espairecer e se depara com aquele monumento de culto à morte”. Para vários internautas, a retirada já deveria ter ocorrido há muito tempo.

Mas houve também quem criticasse a decisão. “Quem perde é a própria cidade. Uma pena”, afirmou um conquistense. Outra moradora da cidade disse que as esculturas deixavam a Avenida Olívia Flores muito mais bonita, se juntando a alguns usuários que comentaram que irão sentir falta das obras.

O perfil oficial do Conselho Municipal de Cultura (CME) também se manifestou acerca do assunto, destacando o fato de que Vitória da Conquista ainda não possui regulamentação para uso do espaço público por artistas locais: “agora seguimos para uma construção de políticas públicas onde todos tenham condições de participar em livre igualdade de concorrência” para, assim, ter suas obras expostas na cidade.

Desde que as obras de Allan de Kard foram instaladas na avenida, por autorização do ex-prefeito Guilherme Menezes (PT), para uma exposição provisória de um ano, entraram novas gestões e nenhuma outra autorização para ampliação desse prazo foi publicada.

De acordo com a Prefeitura Municipal, uma vez que as esculturas forem retiradas, neste mês de junho, serão definidos os critérios para a instalação de obras de arte nos espaços públicos da cidade, tendo em vista o direito de todos os artistas.

*Foto de capa: Site Avoador

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.