“Está um descaso”, diz comerciante sobre abandono do Parque Lagoa das Bateias

Por - 5 de maio de 2022

Há anos, a população se queixa da falta de manutenção do espaço. Segundo o Diário Oficial do Estado da Bahia, há um contrato com empresa para elaboração de projeto de revitalização.

Na zona oeste de Vitória da Conquista, o Parque Municipal Lagoa das Bateias, área de aproximadamente 53 hectares, segue abandonado pelo Poder Público. Há anos, a população se queixa da falta de manutenção do espaço, que gera problemas como acúmulo de mato alto, além de mau cheiro e proliferação de doenças devido à junção de água e esgoto durante períodos de chuva. “Está um descaso. Quando eu vejo o Parque nessa situação, isso me entristece”, disse a comerciante Noélia Silva.

De acordo com a vendedora, uma equipe da Prefeitura iniciou serviços de limpeza no Parque das Bateias, mas não deu prosseguimento à ação. “Começaram a limpar algumas partes, fizeram uns ‘caminhos de rato’ e parou. Falaram que ia ser a revitalização da lagoa, só que até agora nada”, contou.

No dia 17 de abril, o Executivo, por meio de nota, afirmou que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) realizaria mutirões de limpeza no espaço, aos sábados, até que o serviço estivesse totalmente concluído. Mas segundo Noélia, a ação não foi finalizada. “Começaram a prensar o mato, depois ‘bateu aquela garoa’ e pararam. Isso completou 15 dias no sábado (29/04). Não terminaram de fazer a limpeza do mato e de retirar o capim”, denunciou a comerciante.

O parque infantil e o museu, que ficam dentro do Parque Lagoa das Bateias, também estão completamente abandonados. “Hoje não tem mais nada no museu, tiraram tudo. Só ficou a estrutura”, explicou Noélia. Após ser fechado para manutenção do acervo, o museu não foi mais reaberto.

Segundo publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE), realizada em 14 de janeiro deste ano, há um contrato com a empresa RK Engenharia e Consultoria LTDA para a “elaboração de projetos básico e executivo para a requalificação do Parque Municipal Urbano Lagoa das Bateias”. O valor do contrato é de R$ 498.034,07 (quatrocentos e noventa e oito mil, trinta e quatro reais e sete centavos), já o prazo de execução é de oito meses.

Em janeiro, o Conquista Repórter já havia publicado uma matéria denunciando o abandono do parque na zona oeste do município. Quatro meses depois, a situação do espaço não é diferente. Mais uma vez, nossa reportagem solicitou posicionamento da Prefeitura, via e-mail, mas não obtivemos resposta até a publicação desta notícia.

Foto de capa: Montagem/Conquista Repórter.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.