Parque Lagoa das Bateias está abandonado pela gestão municipal, aponta comerciante
Por Karina Costa - 27 de janeiro de 2022
Com mato alto, brinquedos infantis quebrados e mau cheiro causado pelo esgoto, o espaço necessita de revitalização.

O sustento de Noélia Silva, comerciante, depende do trabalho que realiza em seu quiosque no Parque Municipal Lagoa das Bateias, área de aproximadamente 53 hectares localizada na zona oeste de Vitória da Conquista. O espaço, que deveria funcionar como um ambiente de lazer para a população, tem sofrido as consequências do abandono por parte do Poder Público. “Estou vendo muitas praças sendo reformadas. Mas a lagoa está aqui, jogada, abandonada”, disse a vendedora.
A falta de manutenção e preservação do local afeta diretamente o comércio de Noélia, já que o mau cheiro, provocado pela junção de água acumulada e esgoto, afasta os visitantes, além de contribuir para a proliferação de doenças como a dengue. Segundo a comerciante, no verão, era possível observar uma grande movimento de pessoas no parque, mas essa não é mais uma realidade. “Era para isso aqui estar cheio nessa época, mas hoje não temos mais frequência”, explicou.

Além dos quiosques, o Parque Lagoa das Bateias conta com um parquinho infantil e um museu, que recebe poucos visitantes. Na porta, uma placa avisa a quem chega que o espaço foi fechado para manutenção do acervo. Já os brinquedos do parquinho estão quebrados, enferrujados e escondidos pelo mato. “Os pais trazem as crianças para cá e correm o risco de cortar os pés. Quem mora aqui e tem 5 ou 6 filhos, não tem condições de levar eles até uma outra praça, então só tem a Lagoa”, contou Noélia.
Para a vendedora, os incêndios que costumam acontecer no local são resultado da falta de segurança no parque. Em setembro de 2021, as chamas que tomaram conta do espaço se tornaram manchetes em veículos jornalísticos locais e nacionais. A suspeita era de que o fogo tivesse sido provocado por ação criminosa. No mês de outubro de 2020, outro incêndio já havia ocorrido na localidade.
“Eu não tenho nada contra as reformas nas praças, só queria que cuidassem também da Lagoa das Bateias. Peço não só por mim, mas por toda a população”, afirmou Noélia. Nossa reportagem solicitou, via e-mail, um posicionamento da Prefeitura de Conquista a respeito do abandono do parque. Mas até o fechamento desta matéria, não havíamos recebido resposta.
No plano de governo apresentado pela chapa do ex-prefeito, Herzem Gusmão (MDB), e da atual chefe do Executivo municipal, Sheila Lemos (DEM), durante as eleições municipais de 2020, há duas menções ao Parque Lagoa das Bateias, nas páginas 13 e 14.
Na seção “Meio Ambiente”, uma das promessas dos candidatos é buscar recursos junto aos governos estadual e federal para recuperação do espaço. Já no item “Trabalho, Comércio, Indústria, Emprego e Renda”, a coligação promete a criação de um circuito de museus, que inclui o equipamento das Bateias.
Foto de capa: Conquista Repórter.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.