Coletivo de escritores conquistenses discute o fazer literário no cotidiano das mulheres

Por - 30 de abril de 2024

Evento acontecerá nesta sexta-feira, 3, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, a partir das 19h. Serão realizadas apresentações literárias, performance musical e mesa de conversa.

O fazer literário no cotidiano das mulheres. Esse é o tema de um encontro que acontecerá no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, nesta sexta-feira, 3, a partir das 19h. O evento é uma realização do Coletivo Escritores Conquistenses, que reúne mais de 80 membros. A programação é gratuita e aberta para todas as pessoas interessadas em literatura. Serão realizadas apresentações literárias, performance musical e mesa de conversa. Na ocasião, integrantes do coletivo também poderão compartilhar com o público as suas obras e informações sobre o processo de escrita.

Esta será a segunda edição do encontro de escritores realizado pelo coletivo, que existe na cidade desde 2022. Desta vez, a temática escolhida busca evidenciar como a literatura escrita e lida por mulheres afeta as pessoas, especialmente em meio a uma sociedade ainda marcada pela “majoritária presença de autores homens cis, héteros e brancos”. Três mulheres estarão no centro da mesa de debate do evento.

Com mediação de Brenda Luara, produtora cultural e professora de Psciologia na UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), a discussão sobre o fazer literário das mulheres será feita pela poetisa Flávia Assunção, e por Fernanda de Moraes, mestranda em Letras e consultora em letramento racial. Já a apresentação musical será realizada pela cantora Carolina Medrado, do Movimento Infância Sonora.

As pessoas interessadas em apresentar textos ou outros tipos de performances literárias no evento poderão se inscrever, via formulário online, até esta terça-feira, 30 de abril. Terão prioridade na seleção apresentações de obras autorais e/ou escritas por mulheres ou sobre mulheres que escrevem. 

Organizada pelo Coletivo Escritores Conquistenses, a atividade conta com apoio do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, Governo do Estado da Bahia, Biblioteca Comunitária Donaraça, Foro Literário Sertão da Ressaca, Coletivo Ave Creator, Multiverso Cultural, Editora Nzamba e Carolina Medrado.

Foto de capa: Acervo/Coletivo Escritores Conquistenses.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.