Subtenente Muniz: do distrito do Pradoso para a Câmara de Vereadores
Por Lays Macedo - 16 de agosto de 2024
Após uma longa carreira na Polícia Militar da Bahia, o parlamentar foi eleito em 2020 pelo partido Avante. Entre suas inspirações na política estão Herzem Gusmão e Tarcísio de Freitas.

Filho de Arlinda Brito do Prado, o vereador Williams Muniz dos Santos nasceu em 21 de setembro de 1970, no distrito do Pradoso, situado na zona rural de Vitória da Conquista. Ao lado de dez irmãos, viveu uma infância humilde sob os cuidados maternos. “Minha mãe assumiu sozinha nossa família. Então, tivemos que lutar desde cedo. Todos os filhos sempre trabalharam desde criança”, conta o edil.
Para contribuir com o sustento da casa, fez de tudo um pouco. Vendeu picolé, engraxou sapatos, percorreu as ruas como ambulante. Os trabalhos informais o sustentaram até que ingressou na Polícia Militar (PM), em 1991, por influência do pai, Edval Muniz dos Santos, que morava em Salvador.
Aos 20 anos de idade, Williams entrou no curso de formação para soldado da PM. Naquela época, sua mãe trabalhava como cozinheira no 9º Batalhão de Vitória da Conquista. Dentro da organização, foi se especializando e subindo de patente até chegar ao posto de subtenente, no ano de 2013.
Para além da formação na Polícia Militar, buscou concluir os estudos na escola. Aos 24 anos, finalizou o ensino médio. Posteriormente, aos 41, começou a cursar História na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Foi o único filho de Dona Arlinda a conquistar um diploma do ensino superior.
“Tive professores renomados de vários lugares do país. A gente aprende muito e conhece muita gente também. É um curso heterogêneo. A situação: eu, policial militar, num curso de História da Uesb. Às vezes era polêmico”, afirma Williams, que prestou serviço à Companhia de Ações Especiais do Sudoeste (Caesg) durante 15 anos e também atuou na Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
Da polícia à política
Foram os colegas da Polícia Militar que incentivaram o subtenente Muniz a disputar uma vaga na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. No ano de 2020, foi eleito vereador pelo partido Avante, conhecido anteriormente como Partido Trabalhista do Brasil (PTB). “Para a surpresa de todos, sem gasto excessivo e sem uma equipe forte, a gente alcançou o pleito”, explica o parlamentar.
Naquela eleição, recebeu 1.362 votos. Quatro anos depois, ele busca a reeleição. Dessa vez, está na disputa como representante do Partido Democrático dos Trabalhadores (PDT). Entre suas referências no campo político estão homens da direita brasileira, a exemplo do ex-prefeito Herzem Gusmão, o ex-deputado estadual Soldado Prisco e o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
“Para mim, Herzem foi o político padrão. Viveu a vida política e não juntou dinheiro porque era honesto. Foi uma grande pessoa que, infelizmente, a gente perdeu”, lamenta o vereador. “A nível federal, hoje o governo de São Paulo é um exemplo de como fazer gestão”, complementa.

No contexto municipal, suas ações mostram um alinhamento com o governo da atual prefeita, Sheila Lemos (União Brasil). Em março de 2024, votou a favor do reajuste salarial de 4% para os servidores municipais, apresentado pela Prefeitura sem diálogo com a categoria. Meses depois, o edil criticou o mesmo percentual proposto para os servidores estaduais pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“Eu também fui contra quando vi o índice. Porém fui pedir explicação a quem sabe, né? Que é o setor financeiro da Prefeitura, que me mostrou, por isso e aquilo, que não tinha condição de dar um valor maior”, afirma. “Às vezes você precisa votar, mesmo com a rejeição à proposta, para que a coisa possa andar, porque senão trava”, ressalta o vereador.
Projetos e ações
Entre votações e discursos no plenário da Câmara, o parlamentar se dedica a ações para comunidades rurais. Junto com amigos, criou o projeto Raízes do Sertão, que há sete anos oferece atendimentos psicológicos, fisioterapêuticos e jurídicos para as populações no entorno do território de Lagoa de Maria Clemência, no povoado do Riacho de Teófilo. A iniciativa também atende o distrito do Pradoso.
“Nós atendemos muitos povoados, muitas comunidades quilombolas, crianças e adolescentes daquelas localidades. Temos vários parceiros, comerciantes, empresários, que nos ajudam a manter os serviços”, explica o vereador. Ele afirma que custeia a maior parte das ações do projeto.
Por ser oriundo da zona rural, Muniz costuma focar sua atividade parlamentar na busca por melhorias para essas áreas. Pautas como abastecimento de água, pavimentação, reforma e ampliação de escolas, postos de saúde e praças públicas dos povoados são levantadas recorrentemente pelo edil.
Entre as ações do seu mandato das quais se orgulha, o subtenente destaca a reforma do colégio que leva o nome do seu bisavô, a Escola Municipal José Rodrigues do Prado. “Ele foi o primeiro professor daquela região do Pradoso. Começou a dar aula para os netos e sobrinhos em sua própria casa. Daí, quando surgiu a escolinha, resolveram homenageá-lo. Eu mesmo estudei lá”, relembra Williams.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.