Nildo Freitas: a voz do rádio que chegou ao Legislativo conquistense

Por - 4 de setembro de 2024

Vereador se elegeu com o apoio da comunidade evangélica, em 2020, e já foi líder do governo na Câmara. Em 2024, se filiou ao União Brasil, mesmo partido político da prefeita Sheila Lemos.

Lays Macedo

Com uma carreira de 38 anos na área da comunicação, Nildo Freitas decidiu ingressar na vida política com o objetivo de fazer mais pelas pessoas que construíam a sua audiência. Em 2008, se candidatou pela primeira vez ao cargo de vereador, mas não conseguiu ser eleito. Já em 2020, em meio à pandemia da covid-19, venceu a disputa e garantiu uma vaga na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Na campanha, contou principalmente com o apoio do segmento cristão evangélico conquistense.

Mas a história de Josenildo Freitas Nascimento começa muito antes disso. Filho único, nascido em Ibicaraí, no dia 4 de agosto de 1967, se mudou com a família aos três anos de idade para a terceira maior cidade do Bahia. “Minha mãe era dona de casa, meu pai era motorista de ônibus e conseguiu um emprego que exigiu a mudança. Chegamos aqui no começo dos anos 70”, conta o vereador.

Na juventude, ficou fascinado pelo espaço que as ondas do rádio ocupavam na vida das pessoas. Diante dessa nova paixão, decidiu que seria radialista, em 1984. “Eu e um colega chamado Luiz Alves colocamos na cabeça que queríamos conhecer um estúdio. Nos metemos no mato, ali na Serra do Periperi, para conhecer a Rádio Clube e, quando chegamos lá, nos deslumbramos com tudo”, relembra.

A partir da visita, uma vaga de trabalho surgiu na empresa e foi ocupada por Luiz. Entretanto, as portas da emissora também se abriram para Nildo. “Fazer rádio era um dom que já existia em mim”, explica. Dois anos depois de conhecer o estúdio da Rádio Clube, em 1986, começou a atuar como radialista.

Ao logo do tempo, conquistou espaço no mercado da comunicação. Trabalhou em outras emissoras, inclusive em redes de televisão, principalmente em programas jornalísticos. Passou pelas rádios Bandeirantes e Brasil FM, além da TV Cabrália, inicialmente afiliada do SBT e depois da Rede Record.

Dos microfones ao Legislativo

Como apresentador do programa Brasil Notícias, da Brasil FM, Nildo Freitas estava sempre atento às queixas e denúncias que eram enviadas pela sua audiência, seja em relação ao transporte, segurança, educação ou infraestrutura. Segundo o parlamentar, foi essa escuta da população e a “vontade do Senhor” que o motivaram a buscar uma cadeira no Legislativo no ano de 2020.

Presbítero da Igreja Assembleia de Deus, se elegeu pelo Partido Social Cristão (PSC). “As pessoas sempre me perguntavam o porquê de eu não me candidatar novamente. Até que veio algo mais forte no meu coração e eu disse para Deus: ‘olha, se for da vontade do Senhor, que aconteça’. E as coisas foram fluindo de uma forma muito positiva para eu participar das eleições de 2020”, afirma o edil.

Nildo Freitas é vice-líder do governo Sheila Lemos (União) na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Foto: Secom/PMVC.

Muito próximo da igreja, o vereador é conhecido por destacar em seus discursos matérias conectadas com a religião e o conservadorismo. Em maio de 2024, repudiou uma resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) que recomenda a proibição do proselitismo religioso nas penitenciárias. No mês de setembro de 2023, criticou a então ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, pelo seu voto favorável à descriminalização do aborto.

Morador da zona sul, no bairro Urbis VI, também é reconhecido por projetos de lei relacionados à atenção às mulheres gestantes e à segurança no trânsito. Nildo Freitas se destacou ainda por ter sido o primeiro a incluir uma profissional intérprete de libras em sua equipe de trabalho. “Nós temos um trabalho muito forte com os surdos aqui da cidade. Há a necessidade de atender esse público, essas pessoas que não ouvem, mas precisam se comunicar”, destaca o radialista.

Aliado da prefeita

Durante toda a sua trajetória enquanto parlamentar, o ibicaraiense se mostrou alinhado com a gestão da prefeita Sheila Lemos (União). Em 2022, foi líder do governo municipal na Câmara e, atualmente, exerce a vice-liderança ao lado de Luís Carlos Dudé. Ao ser questionado sobre seguir orientações de votos que atendam aos interesses do Executivo, ele diz que “não passa por cima das suas convicções”.

“É claro que existe uma preocupação em seguir as orientações da nossa líder. Mas se você pegar os jornais da Câmara, vai ver que teve projetos que eu não votei a favor porque senti que não iriam trazer benefícios para a cidade. Tenho essa preocupação de votar em projetos que realmente venham trazer um bem-estar para a população e que, também, não venham de encontro à minha essência”, afirma.

Em busca da reeleição em 2024, Nildo Freitas se filiou ao União Brasil, mesmo partido político da prefeita, que também está na disputa por um novo mandato no Executivo Municipal. 

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.