Internautas criticam decisão do Governo da Bahia de retomar aulas presenciais na rede estadual

Por - 14 de julho de 2021

Rui Costa afirmou que o retorno não é opcional; Estudantes que não frequentarem as aulas presenciais podem ter benefício cortado, já os professores que não voltarem às escolas correm o risco de perder o salário

“Decisão irresponsável”. Foi com esse comentário que muitos baianos reagiram, nas redes sociais, ao anúncio do retorno às aulas presenciais na rede estadual de ensino. Em live realizada na noite dessa terça-feira, 13, o governador Rui Costa disse que a retomada das atividades nas escolas acontecerá no dia 26 de julho, de forma híbrida e obrigatória.

Já na manhã desta quarta, 14, o secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, afirmou que os alunos que não retornarem terão o benefício do ‘Bolsa Presença’ cortado. Além disso, Rui Costa ameaçou cortar também o salario dos professores que não voltarem a trabalhar presencialmente nas escolas do Estado.

Apesar das declarações e ameaças, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, disse que a categoria não retornará às salas de aula. Segundo ele, a decisão foi unilateral, pois todos os profissionais da educação precisam completar o calendário vacinal contra a covid-19 antes do retorno presencial, o que não acontecerá antes do dia 26.

Repercussão nas redes

Nas redes sociais, muitas pessoas tem usado a #SemVacinaSemAula para se posicionar contra a decisão do Governo do Estado de retomar as aulas, ainda que na modalidade híbrida. “Rui Costa colocando as aulas um dia presencial e o outro online. É um dia pra eu pegar covid e no outro pra eu passar para a minha família?”, questionou um internauta no Twitter.

“Falar em procedimento e normas seguras na pandemia para escolas públicas estaduais, escolas que não tem água nas torneiras, nem na descarga, nem porta nos banheiros, sequer um bebedouro decente e lavagem de tanque, é ridículo”, reclamou outra pessoa.

Muitas críticas também foram feitas nos comentários de uma publicação sobre o anúncio das aulas presenciais no perfil oficial do Governo do Estado no Instagram. Um usuário comentou: “sinceramente sem tomar vacina não vou! Por que não pensam em um plano de vacinação com a Janssen?”. Pais de alunos também se manifestaram dizendo que não permitirão o retorno dos seus filhos neste momento.

Para um dos internautas, a equipe de comunicação do Governo respondeu: “sabemos que o cenário ainda requer cuidados e por isso todos os protocolos determinados pelos órgãos de saúde serão seguidos nessa retomada”. A maioria dos comentários são negativos e repreendem a decisão, visto que a vacinação da primeira dose ainda não ultrapassou 50% da população maior de 18 anos na Bahia.

*Foto de capa: GovBa

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2025 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.