Vacinação contra gripe alcança 51% do público prioritário em Vitória da Conquista

Por - 13 de julho de 2021

Cobertura vacinal foi 47% menor do que a registrada ano passado no município e ficou longe de atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 90%

Terminou* na última sexta-feira, 9, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1), doença viral popularmente conhecida como gripe. Em Vitória da Conquista, a cobertura vacinal da população prioritária ficou em 51,2%, porcentagem inferior aos 98% registrados no ano passado. Isso representa uma queda de cerca de 47% no comparativo entre 2020 e 2021. Os dados são do Painel Influenza, plataforma do Ministério da Saúde.

Em toda a Bahia, a vacinação contra a gripe foi menor ainda (43,8%), e não alcançou nem metade do público-alvo no estado, que era de 5,1 milhões de pessoas, das quais 114.645 são moradores de Vitória da Conquista. Desde o dia 12 de abril, quando a campanha teve início, o município aplicou 61.274 doses da vacina em conquistenses aptos a receber o imunizante. 

Fazem parte da lista de grupos prioritários crianças com idade superior a seis meses e inferior a seis anos, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos, professores, população privada de liberdade, entre outros contemplados na terceira fase da campanha. Esse último grupo (detentos) foi o que alcançou a maior porcentagem de cobertura vacinal em Conquista (76,2%), ficando à frente das crianças (69,9%), idosos (63,7%) e gestantes (60,55).

No dia 6 de julho, a vacina contra a gripe influenza foi disponibilizada para o público em geral nas 42 unidades de saúde da zona rural e urbana de Vitória da Conquista. Segundo a coordenadora de Imunização do município, Camila Alves, a decisão de abrir a vacinação para toda a população se deu em razão dos baixos índices de cobertura vacinal no país. Em todo o Brasil, 47% do público-alvo da campanha foi imunizado, de acordo com os dados do Painel Influenza. 

*ATUALIZAÇÃO, ÀS 16H08, DE 14/07/2021

Após a publicação desta matéria, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou, na tarde desta quarta-feira, 14, que a campanha de imunização contra a influenza irá continuar no município, pois está prevista a chegada de novas doses da vacina na próxima semana. A vacinação irá acontecer das 7h às 17h na zona urbana e das 8h às 16h na zona rural.

*Foto de capa: Pixabay

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.