Organizações da sociedade civil e governo municipal debatem políticas públicas para crianças e adolescentes
Por Afonso Ribas - 16 de fevereiro de 2022
Discussões fazem parte do Fórum Comunitário do Selo Unicef, que se encerra nesta quinta-feira, 17, com a votação do Plano de Ação pela Infância e Adolescência de Vitória da Conquista.

Desde a última segunda-feira, 14, membros da sociedade civil, da Prefeitura de Vitória da Conquista e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) têm elaborado e debatido, no Fórum Comunitário do Selo Unicef, o plano de ação que norteará, pelos próximos três anos, a execução de políticas públicas para a infância e adolescência no município. Nesta quinta, 17, o documento será votado e deve ser aprovado pelo Fórum na cerimônia que marca o encerramento do evento.
A atividade acontecerá a partir das 8h30, na Pastoral Nossa Senhora das Graças, localizada na rua E, Jardim Petrópolis, e contará com a presença da prefeita Sheila Lemos e de secretários municipais. Na ocasião, será apresentado à comunidade o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que tem como objetivo apoiar esse público no desenvolvimento de novas competências e contribuir para fortalecer sua capacidade de participar e se engajar na elaboração de políticas públicas.
A iniciativa, que integra o Selo Unicef, também promove a discussão de temas que afetam a vida de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. A presidente do Comdica, Edileide Santos Freitas, destacou que “são eles que devem ter fala” em espaços como o Fórum. Já a articuladora do Selo Unicef em Conquista, Polímnia Olinto Cassimiro, disse que “estamos vendo os grupos engajados, discutindo essas políticas, construindo o futuro das nossas crianças e adolescentes”.
O Selo Unicef é uma ação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que tem o intuito de estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios brasileiros. O Fórum Comunitário e a elaboração do Plano Municipal de Ação pela Infância e Adolescência é uma das etapas necessárias para obter a certificação.
Com informações e foto da Secom/PMVC.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.