Mostra Cinema Conquista retorna com um novo panorama do audiovisual brasileiro
Por Letícia Mendes - 4 de novembro de 2022
"Alice dos Anjos" e "Marte Um" são alguns dos filmes que serão exibidos na edição de 2022 do evento, que acontece entre os dias 15 e 18 de novembro.
Após dois anos suspensa devido à pandemia da covid-19, a Mostra Cinema Conquista, considerada um dos mais importantes eventos do setor audiovisual na Bahia, retorna com o objetivo de apresentar um novo panorama do cinema brasileiro. A edição deste ano acontecerá dos dias 15 a 18 de novembro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, com entrada gratuita.
Desde 2004, o evento busca promover a democratização do acesso ao cinema nacional, principalmente a obras atuais que, muitas vezes, são exibidas apenas em festivais. Dentre os longas confirmados para a essa nova edição, estão “Alice dos Anjos”, de Daniel Leite, e “Marte Um”, de Gabriel Martins.
Além das exibições, a Mostra Cinema Conquista contará com uma série de outras atividades. Durante os quatro dias, o público também poderá participar de conferências, mesas temáticas e oficinas com cineastas e profissionais do audiovisual.
Para o curador do evento, Marcelo Miranda, o retorno da mostra à cidade é importante, sobretudo para que o cinema volte a fazer parte do cotidiano das pessoas. “Quanto mais se naturaliza a presença do audiovisual brasileiro, mais ele organicamente se insere no imaginário popular”, comentou.
A seleção dos filmes que serão exibidos este ano foi pensada para dialogar com o momento histórico em que ainda estamos vivendo. Segundo Miranda, trata-se de “uma seleção muito particular e compacta para poder agregar praticamente dois anos de cinema brasileiro retido”.
O longa-metragem “Marte Um”, por exemplo, sintetiza muito do que vem sendo realizado hoje no país. Em cartaz desde agosto, o filme foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para representar o Brasil na disputa pelo Oscar em 2023.
Quem também vem encantando o público cinéfilo é “Alice dos Anjos”, com enredo inspirado no grande clássico literário “Alice no País das Maravilhas”. Nessa versão, a garota é transportada para o sertão baiano de forma lúdica, abordando temas urgentes como a educação e o meio ambiente. A produção já ganhou diversos prêmios, dentre eles o de melhor filme no 45º Festival Guarnicê de Cinema e o 54º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Essa será a primeira vez que o filme será exibido em Vitória da Conquista, cidade onde foi gravado. Para o diretor, Daniel Leite, o filme alcançou um espaço que dialoga tanto com a crítica cinematográfica quanto com o público. “A gente quer fazer filmes que atravessam e encantam os brasileiros. Queremos fazer desse cinema uma ferramenta social de visibilidade às minorias, entre outras pautas que pra gente são fundamentais para a construção de uma sociedade igualitária e melhor para todos”, destacou.
Foto de capa: Divulgação
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.