Conquista Repórter está entre os finalistas do 4º Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca
Por Victória Lôbo - 3 de novembro de 2022
O especial multimídia 'Encontre o Conselho' foi o produto selecionado. A premiação é a única brasileira destinada ao desaprisionamento de dados e incentivo à transparência pública.
O ‘Encontre o Conselho’, primeiro especial multimídia do Conquista Repórter, é um dos finalistas do Troféu Rastilho, uma das categorias do 4º Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca. A premiação é a única brasileira destinada ao desaprisionamento de dados e incentivo à transparência pública. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 13 de novembro.
Outras cinco inciativas concorrem na mesma categoria em que foi classificado o ‘Encontre o Conselho’. Dentre eles, o WikiLAI e o Don’t LAI to me, da Fiquem Sabendo; o Ruralômetro, da Repórter Brasil; o Coar Notícias, projeto de fact-checking do Piauí; e o Rumbora Marocar, de São Luís (MA).
“Receber esse reconhecimento e, principalmente, concorrer ao lado de veículos jornalísticos tão renomados nos deixa muito felizes. O projeto nasceu com o intuito de facilitar o acesso de cidadãos a dados e informações que deveriam ser públicos, mas, muitas vezes, não são disponibilizados pelo Poder Público. Então, é uma honra perceber a valorização do nosso trabalho dentro e fora do município”, contou Victória Lôbo, diretora executiva do site.
O jornalismo-mosca e o Troféu Rastilho
Um fio de pólvora que leva o fogo de um lado a outro, esse é o rastilho. Uma analogia que está diretamente relacionada com o chamado jornalismo-mosca, que tem o intuito de desacobertar dados e oferecer o acesso à informação de interesse público, através do uso da Lei de Acesso (LAI) e de outras técnicas jornalísticas.
Esse também é o objetivo do ‘Encontre o Conselho’, um mapa dos conselhos de políticas públicas de Vitória da Conquista, que reúne dados essenciais para o controle social e a participação popular no município. “Por meio desses órgãos, a população pode reivindicar melhorias nos serviços públicos e participar mais ativamente de decisões que afetam diretamente suas vidas. Por isso, a iniciativa tem tudo a ver com a proposta do jornalismo-mosca”, afirmou Lôbo.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.