Editorial | Conquista Repórter completa três anos em defesa dos direitos humanos no interior baiano
Por Da Redação - 6 de maio de 2024
Manter no ar um site, redes sociais, além de vários projetos especiais de alta qualidade por mais de 1000 dias é um verdadeiro desafio.
Maio tem um significado especial para o Conquista Repórter. É o mês em que celebramos o nosso aniversário. No próximo dia 19, completamos exatamente três anos de existência. Parece pouco se comparado a outros veículos de comunicação que estão há muito mais tempo no mercado jornalístico local, estadual e até nacional. Mas para uma organização de mídia independente como a nossa, manter no ar um site, redes sociais, além de vários projetos especiais de alta qualidade por mais de 1000 dias é um verdadeiro desafio. Uma missão quase impossível para a qual a gente se dedica e se esforça cotidianamente, com muita garra, coragem e determinação.
E é importante explicar o porquê essa missão é tão difícil pois a maioria das pessoas que nos acompanha como leitores, ouvintes ou telespectadores não sabe exatamente como nos desdobramos para colocar no ar entrevistas e reportagens em profundidade, produtos como o podcast Fatos & Vozes, além dos conteúdos diários de caráter mais factual. O Conquista Repórter nasceu a partir de um desejo compartilhado por três jovens jornalistas formados pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia de qualificar o jornalismo local produzido no meio on-line em Vitória da Conquista e fortalecer o papel da imprensa na defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional.
Não tivemos qualquer investimento financeiro para começar esta jornada. O que investimos de mais valioso nessa empreitada, na verdade, foi nosso tempo e força de trabalho, de forma completamente voluntária, conciliando as demandas do jornalismo local com trabalhos que, de fato, nos possibilitam pagar os boletos. Ainda é assim, ao menos para a maioria de nós. Foi só em 2022, cerca de um ano depois do lançamento do nosso site, que começamos a colher os primeiros frutos desse empreendimento. E só este ano conseguimos ter um de nós da equipe de cofundadores se dedicando integralmente ao Conquista Repórter, a nossa diretora de conteúdo, Karina Costa.
Em meio aos desafios da sustentabilidade, conseguimos apoio de alguns leitores para manter os principais custos operacionais do site, tivemos nossas primeiras receitas com publicidade e captamos recursos para executar projetos e reportagens especiais que não teriam saído da gaveta sem o apoio financeiro de organizações como o ICFJ, Meta, Jeduca e Google News Initiative. Isso tudo sem aceitar qualquer tipo de verba de políticos, órgãos de governo ou quaisquer entidades capazes de gerar conflitos de interesse e pressões editoriais que pudessem afetar nossa independência e compromisso com um jornalismo apartidário, norteado pelo interesse público.
Quando se cede a essas pressões e se pratica um jornalismo visando unicamente o lucro, tudo fica mais fácil, obviamente. Afinal, no sistema capitalista, não é o dinheiro que faz a roda girar? Não que dinheiro não seja importante. É. E muito. Se não fosse, não pediríamos apoio e doações dos nossos leitores e leitores a cada conteúdo que publicamos (inclusive, nossa chave PIX é o telefone 77999214805). Porém, temos clareza de que o jornalismo que nos propomos a fazer não tem como finalidade o lucro. Precisamos sim de muitos recursos para colocá-lo em prática. Mas fazemos isso porque, através dele, queremos ser mais um motor de transformações sociais na realidade local, assim como são diversas outras organizações que nos inspiram a lutar por mais equidade e justiça social.
Importante: Você pode ler este texto em primeira mão assinando a nossa newsletter, onde publicamos os editoriais do Conquista Repórter. A “Nossa Semana” chega aos sábados, sempre às 8h, no e-mail dos nossos assinantes. Clique aqui e se inscreva para receber!
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.