Conquista Repórter é apresentado como caso de sucesso em encontro promovido por Meta e ICFJ
Por Da Redação - 10 de novembro de 2023
Evento marcou o encerramento do programa Acelerando Negócios Digitais e ocorreu nesta quinta-feira, 9, em Olinda.
O Conquista Repórter foi indicado como um dos casos de sucesso do programa Acelerando Negócios Digitais 2023, realizado pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês) e Meta, em parceria com associações de jornalismo, como a Ajor (Associação de Jornalismo Digital). Nesta quinta-feira, 9, a equipe do site esteve em Olinda (PE) para apresentar os resultados alcançados pela organização a partir das sessões de treinamento, mentorias e apoio financeiro oferecidos pelo programa.
Esse foi o segundo encontro de encerramento do Acelerando Negócios Digitais e reuniu veículos de jornalismo do Norte e Nordeste do país. O primeiro ocorreu em São Paulo (SP), na última terça-feira, 7, e reuniu jornais da região Sudeste. Além do Conquista Repórter, outras organizações, como a Agência Tatu, Amazônia Vox, Eufêmea e Marco Zero Conteúdo, se apresentaram durante o evento desta quinta, 9, seja compartilhando suas trajetórias ou os projetos desenvolvidos com a ajuda do programa.
No período da manhã, o encontro foi aberto com a apresentação do Conquista Repórter, seguido de uma mesa com o tema “Sustentabilidade do Jornalismo Brasileiro”, na qual estiveram presentes Elaine Silva, mentora do site, e Daniel Nardin, fundador do Amazônia Vox. Já no turno da tarde, aconteceu uma discussão com a participação de Anderson Menezes, da Agência Mural, e Carol Monteiro, da Marco Zero, que abordou a importância do jornalismo local no futuro do ecossistema de mídia brasileiro.
Foram dois os projetos do Conquista Repórter selecionados para esta edição do Acelerando: a produção da série em vídeo da editoria “Histórias à Margem” e da 2ª temporada do podcast “Fatos & Vozes”, que estreia neste mês. Além dos produtos, ao longo do programa, foram realizadas ações estruturantes para o fortalecimento institucional da organização, que ainda enfrentou um ataque hacker durante esse período, mas superou esse e outros desafios com o apoio de leitores e leitoras, da mentora Elaine Silva e de outras organizações, incluindo o ICFJ.
“Foi incrível vivenciar tudo o que o Acelerando Negócios Digitais nos proporcionou nesses últimos meses. E não poderíamos estar mais felizes e honrados de conhecer de pertinho quem nos guiou e nos auxiliou neste caminho, trocar experiências com outros participantes e estreitar laços com iniciativas de jornalismo independente do país, sobretudo do norte e nordeste”, disse o diretor de operações e tecnologia do Conquista Repórter, Afonso Ribas.
Foto de capa: Lucas Maia.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.