Luis Carlos Dudé: a história do atual presidente do legislativo conquistense

Por - 15 de maio de 2021

Antes de se tornar o vereador do bairro Alegria, o parlamentar auxiliou o pai em projetos de construção civil, onde conheceu o ex-prefeito José Fernandes Pedral Sampaio, e agora é pré-candidato a deputado estadual no pleito de 2022

Filho de Dona Jeni e de Ariomar Pacheco, Luis Carlos Batista de Oliveira nasceu em Vitória da Conquista, região Sudoeste da Bahia, no dia 22 de setembro de 1971. Foi no bairro Alegria, localizado na zona oeste da cidade, que ele viveu a infância e a juventude. Quase cinquenta anos depois, Luis ainda mora na mesma casa dentro da comunidade que o viu crescer e se tornar Dudé, homem eleito vereador duas vezes e atual presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC).

Dudé tinha apenas quinze anos de idade quando chegou à Casa do Povo. Seu primeiro emprego no espaço que abriga o legislativo municipal foi como office boy. Mas esse não foi o início da sua trajetória no mundo do trabalho. Aos catorze anos, ele carregou mercadorias na feira, engraxou sapatos, vendeu picolés e trabalhou como ajudante do pai em projetos de construção civil. ‘Seu Bai’, como era conhecido o patriarca da família Oliveira, era pedreiro e, mais tarde, assumiu a função de mestre de obras na Prefeitura.

Foi por influência de ‘Seu Bai’ que Dudé começou a se interessar pelo campo político. “Meu pai estava sempre junto com [José] Pedral, trabalhou com ele na Construtora Prumo. Ele sempre dizia ao meu pai que eu tinha jeito para a política”. Foi também a experiência em secretarias da Prefeitura, durante a gestão de Murilo Mármore (1989-1992), e em assessorias de comunicação que levou Dudé a considerar o ingresso na política municipal.

“Depois que eu saí da Câmara, fui trabalhar na Prefeitura. Fiquei um tempo no almoxarifado, depois passei pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pela Secretaria de Serviços Públicos”, explicou. Na Comunicação, Dudé trabalhou como assessor dos ex-deputados federais, Coriolano Sales e Vonca Gonçalves. Ele também prestou serviços de assessoria em outros municípios, como Anagé, Barra do Choça, Ribeirão do Largo e Planalto. “Foram experiências muito boas que me deixaram um legado. Aprendi como fazer política pensando no bem-estar da população”, disse.

Após o período que passou se dedicando à assessoria de comunicação, veio a primeira eleição, em 2000. Naquele ano, Dudé disputou uma vaga na Câmara de Vereadores de Conquista pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e não se elegeu. Dezesseis anos depois, ele decidiu se candidatar novamente, desta vez pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Foi o quinto vereador mais votado.

“Nesse primeiro mandato, com a gestão do prefeito Herzem Gusmão, trabalhamos com muito carinho pela cidade. Realizamos grandes obras estruturantes com o financiamento do Finisa I e Finisa II”, contou Dudé. O vereador foi um dos edis que aprovou os pareceres do Finisa I e II, em 2019, autorizando a Prefeitura a pegar mais de R$ 100 milhões de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal.

A reestruturação da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) e a construção da Praça Norberto Aurich, no bairro Patagônia, são projetos que Dudé diz se orgulhar de ter ajudado a desenvolver. Em 2019, quando era líder da bancada de situação na Câmara, ele e outros 14 vereadores aprovaram um projeto que autorizou um auxílio financeiro à Emurc. 

Já a obra da Praça Norberto Aurich foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Pel Construtora, após aprovação da Câmara de Vereadores. “Eu acredito que nós precisamos trabalhar com a parceria público-privada. É assim que podemos solucionar alguns problemas existentes em nosso município”.

Outras ações como a revitalização do estádio municipal da zona oeste, o Murilão, da Avenida Olívia Flores, e a pavimentação asfáltica no bairro Conveima são, para Dudé, resultado de seu bom trabalho como vereador de Conquista. “Fico muito feliz em contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade. O nosso papel é estar sempre perto da população buscando o bem-estar de todos. Para mim, isso é motivo de muita alegria”, disse.

Para o legislador, que também atua como radialista na Brasil FM, foram as obras aprovadas com seus votos na Casa do Povo que o ajudaram a se reeleger em novembro de 2020, dessa vez pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). E foi após o resultado do pleito eleitoral, no dia 1º de janeiro de 2021, que Luis Carlos Dudé assumiu a presidência da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Com 13 votos favoráveis e 8 contrários, ele venceu o adversário Luciano Gomes, vereador do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que liderou o legislativo municipal no biênio 2019-2021.

Ao lado de Dudé, formam a mesa diretora da Câmara: Hermínio Oliveira (PODEMOS), vice-presidente, Orlando Filho (PRTB), segundo vice-presidente, Nelson de Vivi (DEM), primeiro secretário, e Nildo Freitas (PSC), segundo secretário. “Eu gosto de fazer articulações políticas e de dialogar com as pessoas. Então, eu imaginei que fosse capaz de fazer essa interlocução entre o legislativo e o executivo através da presidência”, explicou.

Como presidente da Câmara, Dudé pretende retomar o projeto de construção da barragem do Rio Pardo e reunir o acervo do cineasta Glauber Rocha para, assim, criar um museu na casa onde o artista nasceu, na Rua Dois de Julho, no Centro da cidade. O incentivo à criação de cabras, ovelhas e suínos, na pecuária, o fortalecimento da cafeicultura e do cultivo de eucalipto também são planos para os próximos quatro anos de mandato.

O legislativo conquistense não é o único espaço político que o vereador Luis Carlos Dudé deseja ocupar. Em abril deste ano, sua pré-candidatura a deputado estadual foi anunciada e noticiada pelos veículos da imprensa local. “Me perguntaram: seu nome estaria à disposição para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia? Eu respondi: estou aqui para prestar serviço para a população. Se eles me querem como representante, eu aceito.”

[infogram id=”770cfa2a-bfaf-4d47-b62c-c3aea86fa2ae” prefix=”xhG” format=”interactive” title=”Ações do Mandato”]

*’Os eleitos’ é uma série especial do Conquista Repórter que tem como objetivo traçar o perfil dos candidatos escolhidos pelos conquistenses nas eleições municipais de 2020 para os Poderes Legislativo e Executivo.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.