Hermínio Oliveira: o principal candidato à presidência da Câmara para o biênio 2023-2024

Por - 21 de novembro de 2022

Caso eleito, o parlamentar conquistense promete compor uma mesa diretora mista, abrangendo vereadores da situação e oposição.

Era 11 de novembro de 2022, às 8h40, quando cheguei à Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Não foi preciso ir longe para perceber que a Casa do Povo acomoda, entre seus corredores estreitos, alianças e comportamentos que fazem parte do jogo político. Entre abraços calorosos, sussurros e risadas, quem cumprimentava Hermínio Oliveira (Podemos) antes da sessão ordinária daquela sexta-feira fez questão de declarar apoio à sua pré-candidatura para a presidência da Câmara, para o biênio 2023-2024. 

“Conto contigo porque precisamos garantir a reeleição de Sheila [Lemos]”; “você foi o melhor presidente que essa Casa já teve”. Essas eram as frases que os parlamentares mais pronunciavam ao notar que estavam na presença de Hermínio, que já ocupou a função de líder do Legislativo conquistense.

A caminhada pela Câmara perdurou até finalmente chegarmos ao espaço onde ocorreria a entrevista. Por coincidência ou prenúncio, nos acomodamos na sala da presidência. Os poucos minutos que antecediam a sessão legislativa, marcada para às 9h daquela manhã, denunciavam o que seria uma breve conversa, mas isso não me impediu de conhecer um pouco da história de Hermínio Oliveira Neto. 

Nas veias, o sangue militar

Nascido em 19 de agosto de 1954, Hermínio é conquistense dos pés à cabeça, ao contrário de sua família, que no passado precisou cortar laços com a cidade de Poções para vir à Vitória da Conquista em busca de oportunidades. 

Filho de dona Diolina Vieira Silva e do pai militar, Daniel Vieira Silva, sempre viu na figura paterna sua maior inspiração, na vida e na política. Durante o mandato do prefeito Gerson Sales, em 1962, o patriarca da família foi guarda municipal, espelhando-se nas raízes conservadoras do então chefe do Executivo. Vinte anos depois, em 1982, candidatou-se para vereador, mas não conseguiu se eleger. 

Mesmo após a derrota, o pai de Hermínio viu no filho uma oportunidade de ainda prosperar no campo político. Por isso, ensinou a ele tudo o que sabia. O conduziu a se alistar no tiro de guerra, em 1973, e até mesmo a filiar-se ao Partido Liberal (PL). “Ele foi escola pra mim. Inclusive, eu não sabia nada de política”, disse o parlamentar conquistense.

Não demorou muito para Hermínio disputar as eleições numa tentativa de conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores, em 1992. Segundo o edil, obteve votos, principalmente, de representantes da Polícia Militar (PM) e de moradores dos bairros Guarani e Urbis VI, onde fez morada por 38 anos.

Durante nossa conversa, o vereador relembrou um dos projetos mais marcantes que ajudou a desenvolver no bairro Guarani, quando mobilizou a Câmara para que fossem implantados 3km de saneamento básico, abastecimento de água e esgotamento sanitário. Fez essa articulação junto com seu pai, em 1994. Hermínio também fez questão de destacar que, graças a ele, hoje o bairro é “bem pavimentado, limpo, com iluminação, que tem creche, tem lavanderia, posto de saúde e escolas.”

Presidência da Câmara

Motivado a participar de forma ainda mais direta no desenvolvimento da cidade, Hermínio percebeu que precisaria ir além. Por isso, em 2017, disputou as eleições municipais e foi eleito vereador como representante do partido Cidadania. No mesmo ano, assumiu a presidência da Câmara Municipal.

Durante o biênio, ele atuou em parceria com o ex-prefeito Herzem Gusmão, chegando inclusive a ter o voto decisivo no Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), no valor de R$45 milhões, para o asfaltamento no bairro Conveima 1, que cedeu e formou crateras logo após a finalização das obras. 

Demonstrando confiança em seus 68 anos de idade e 30 na carreira política, Hermínio acredita que pode vir a se tornar novamente o presidente da Câmara, em dezembro deste ano, para exercer a função no biênio 2023-2024. Dessa vez, filiado ao partido PODEMOS

Apesar de considerar uma eleição difícil, ele conta nos dedos os votos que já acredita ter. “Pelo que eu estou vendo, quem tem maioria sou eu no momento. O colega que está me ajudando na campanha, Bibia, disse que eu tenho doze, e que tem quatro pra resolver daqui a pouco”. Para Hermínio, quem tiver mais diálogo e convencimento ganha a eleição.

“Nunca votei contra projeto nenhum”

Apesar de seu perfil conservador e de ter declarado apoio público ao ex-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, e ao presidente Jair Bolsonaro, caso eleito para a presidência da Câmara, Hermínio pretende formar uma mesa diretora mista, abrangendo vereadores da situação e oposição. Até então, apenas partidos de direita e da base do governo da prefeita Sheila Lemos (UB) compõem a diretoria.

Apesar da promessa de uma mesa diretora mista, em maio de 2022, o edil votou contra o Projeto de Lei 03/2022, proposto pelo vereador Alexandre Xandó (PT), que previa “a proibição de homenagens a escravocratas e eventos históricos ligados ao exercício da prática escravista, no âmbito do município de Vitória da Conquista-BA”. Durante nossa entrevista, no entanto, Hermínio pareceu não se lembrar do ocorrido, pois fez questão de dizer: “nunca votei contra projeto nenhum da cidade”.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

2 respostas para “Hermínio Oliveira: o principal candidato à presidência da Câmara para o biênio 2023-2024”

  1. Gilson Chaves de Araújo disse:

    Meus parabéns Herminio pela carreira politica. Vc. Já fez e vai fazer pelo o povo e pela Vitória da Conquista. E vc é um bom candidato à presidência da Câmara de Vitoria da Conquista. Boa Sorte. Vai dar certo.

  2. MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA FERRAZ disse:

    Parabéns Hermínio pela sua excelente trajetória política aqui em Vitória da Conquista e também pela sua história de vida. Conquista precisa de pessoas como você. Estou com você e Sheila na próxima eleição! Vai dar tudo certo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.