Fernando Jacaré: vereador está em seu quinto mandato consecutivo na Câmara Municipal

Por - 21 de junho de 2022

Natural de Caetanos, município baiano com cerca de 16 mil habitantes, Jacaré afirma que descobriu sua vocação para a política por meio de trabalhos sociais e da fé. Desde o seu primeiro mandato, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Fernando Vasconcelos Silva, de 42 anos, mais conhecido como Fernando Jacaré, acredita exercer um mandato de ideias e ações como vereador pela quinta vez consecutiva em Vitória da Conquista. Segundo ele, foi no município que descobriu, por meio dos trabalhos sociais e da fé, sua vocação para a política. 

Embora seu coração seja conquistense, Fernando não nasceu na Joia do Sertão Baiano, mas na comunidade de Jacaré, em Caetanos – BA, no dia 27 de setembro de 1979. Quando sua família decidiu vir para Conquista, ele tinha apenas dez anos, mas não encontrou dificuldades para se adaptar à nova cidade. No ensino médio, estudou no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (CIENB), onde foi representante estudantil.

Apesar de ter assumido uma posição de liderança, pela primeira vez, no ambiente escolar, o filho de Elizete e Djalma Vasconcelos Silva só tomou gosto pela política, efetivamente, quando foi designado ao cargo de coordenador das Pastorais da Juventude e do Crisma, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Nesse período, participou da formação do grupo de jovens acólitos, de uma turma de teatro e de diversas reuniões voltadas para o desenvolvimento da igreja. “Foi algo mesmo vocacional, ali, a partir dos debates que tivemos”, conta. 

Em abril de 1996, as ações coletivas ultrapassaram os muros da Paróquia quando a coordenação e os fiéis se uniram ao Partido dos Trabalhadores (PT) para promover gincanas culturais beneficentes, arrecadar alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e obter apoio para a construção do Colégio Dom Climério. Ainda no final da década de 90, Fernando se filiou ao PT.

No ano de 2003, se graduou em Administração pela antiga FTC (atual UniFTC), e foi coordenador do Centro Acadêmico do curso. Ainda durante a faculdade, candidatou-se a vereador pela primeira vez. De acordo com Jacaré, nessa época, percebeu que o conjunto de conhecimentos práticos desenvolvidos ao longo de sua juventude o havia preparado para lutar em prol das causas sociais.

A história por trás do apelido tem origem nas raízes de Fernando. Por ser o nome da comunidade em que nasceu, “Jacaré” foi a primeira opção para o registro da candidatura. “Essa marca vem aí com muito orgulho até hoje”, ressalta.

Ele se tornou vereador de Vitória da Conquista em 2004, sendo eleito com 2.220 votos. Durante o primeiro mandato, atuou como líder do governo José Raimundo Fontes na Câmara e foi membro das Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. Nos anos seguintes, candidatou-se novamente, garantindo reeleição ano após ano. 

Entre as ações como parlamentar, Jacaré diz ter orgulho de sua participação nos debates acerca da ampliação do Hospital de Base, em março de 2020; da construção do Aeroporto Glauber de Andrade Rocha, em 2019; e da criação do Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2006. Ele afirma ainda que também participou ativamente da entrega dos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida, criado pelo governo Lula, em 2009.

Em seu atual mandato, Jacaré aponta como prioridade a diminuição da incidência de acidentes no trânsito de Vitória da Conquista. Ele é presidente da Comissão de Intervenções Rodoviárias e também faz parte da Comissão de Obras e Serviços Públicos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O parlamentar afirma que resgatou o projeto de entrega das escrituras definitivas aos moradores das Urbis, que não tinham suas casas definitivamente registradas. Só em 2022, mais de três mil escrituras foram entregues. “Essa é uma luta que o nosso mandato encabeçou e entregamos recentemente mais duzentas. Nos próximos dois meses vamos ter mais entregas”, explica.

“A extrema direita se sobressai

Segundo Jacaré, integrar o Partido dos Trabalhadores (PT) diante de um governo majoritariamente conservador não tem sido fácil. Ele destaca o fato de que muitas propostas progressistas, principalmente aquelas relacionadas às minorias sociais, têm sido derrotadas na Câmara de Vereadores.

”A maior dificuldade, nesse momento, é que a extrema direita infelizmente se sobressai. No Brasil, em alguns momentos, chega a ser assustador. Mas a gente tem jogo de cintura, temos conseguido ampliar o debate com os colegas na Casa, os amigos né? (…) A gente tem tentado debater os temas com seriedade, entendendo que hoje a zona rural tem dificuldade, a saúde passa por um momento difícil”. 

O Projeto de Lei Complementar que instituiu a Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos  – TMRS foi aprovado pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) em dezembro de 2021. Apenas Fernando Jacaré e outros quatro vereadores que integram a bancada do oposição votaram contra a implementação da cobrança. Outro caso que o chocou foi a reprovação do Projeto de Lei 03/2022, que pedia o fim das homenagens a escravocratas na cidade, de autoria do parlamentar também petista, Alexandre Xandó. Foram apenas sete votos a favor e 11 contra. 

Para Fernando, esses casos são reflexo da falta de atenção com as demandas dos próprios cidadãos. “As pessoas estão observando tudo, elas são fiscalizadoras dos nossos passos. Então, é triste ver projetos como esses sendo reprovados e outros como essa questão da taxa do lixo sendo aprovados. Tentamos criar um debate mais amplo, foi reprovado, não conseguimos sequer debater com a população. E aí agora a população vai pagar o preço, infelizmente”, lamenta.

[infogram id=”e4007425-2581-45c8-bbe8-512bf41f6301″ prefix=”dG9″ format=”interactive” title=”Copy: Copy: Ações do mantado – Edjaime Bibia”]

Foto de capa: Ascom CMVC.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Uma resposta para “Fernando Jacaré: vereador está em seu quinto mandato consecutivo na Câmara Municipal”

  1. Alexsander disse:

    Excelente reportagem 👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.