Editorial | Um adeus a 2023 (e um balanço da jornada do Conquista Repórter neste ano)

Por - 22 de dezembro de 2023

Na contagem regressiva para o fim do ano, nossa equipe reflete sobre os desafios de manter vivo o jornalismo independente no interior baiano.

Muita coisa pode acontecer ao longo de um ano. Para o Conquista Repórter, 2023 foi repleto de acontecimentos, alguns muito bons e outros nem tanto. Começamos o novo ano cheios de esperança, com o início do governo Lula, após o que pareceu uma eternidade da presença do inominável na presidência do país. Finalmente pudemos respirar um pouco mais aliviados, mas sem cair na ilusão de que não há nada mais a ser questionado.

Diferente da alegria que o resultado das eleições nos proporcionou, internamente, os primeiros meses do ano trouxeram à equipe deste site uma série de dúvidas. Houve desânimo e vontade de desistir. Sentimos angústia diante da falta de financiamento que pudesse alavancar a organização para um próximo patamar.

É preciso deixar claro que jornalistas independentes são seres humanos assim como todos os outros. Temos medos, frustrações, boletos a pagar. Somos três pessoas que não trabalham exclusivamente para fazer o Conquista Repórter acontecer. ​Todos nós temos empregos que nos permitem quitar as contas mensais, o que significa que trabalhamos muito (às vezes até demais) para manter vivo o jornalismo independente em Vitória da Conquista.

Essa não é uma lamentação, é uma tentativa de humanizar as pessoas por trás das notícias, das reportagens, das matérias especiais. Numa reviravolta de 2023, tivemos projetos aprovados em programas de aceleração, pauta selecionada em edital, convites para participar de eventos. Todas essas conquistas fizeram do ano que vem chegando ao fim transformador, e ao mesmo tempo desafiador.

Foi uma corrida contra o tempo para entregar projetos importantes, como a 2ª temporada do Fatos & Vozes, podcast original do Conquista Repórter; as videorreportagens da série “Histórias à Margem”; e o especial multimídia sobre o fechamento de escolas quilombolas em comunidades rurais.

Em meio a tudo isso, ainda tivemos que lidar com um ataque hacker. Um episódio que nos angustiou, mas também nos uniu a tantas outras pessoas que entendem a importância do jornalismo independente, nordestino e do interior.

Finalizamos este ano cheios de planos e gratos aos que nos apoiam e fazem essa jornada mais leve. Um 2024 com muito amor para todes!

Foto de capa: PH.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Uma resposta para “Editorial | Um adeus a 2023 (e um balanço da jornada do Conquista Repórter neste ano)”

  1. R disse:

    Gostei do site, mas depois desse artigo totalmente partidário, demonstra uma dependência esquerdista e uma primeira boa impressão que veio antes se desfaz.
    O plural se mostra singular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.