Conquista de Quilombos | Episódio 04: Manchete de jornal
Por Da Redação - 8 de janeiro de 2024
Ouça o quarto episódio da 2ª temporada do Fatos & Vozes, podcast original do Conquista Repórter sobre temas, histórias e personagens marginalizados pela sociedade no Sertão da Ressaca.

Em setembro de 2023, no quilombo de São Joaquim do Sertão, interior da Bahia, Natália Aparecida não conteve as lágrimas ao lembrar, em entrevista, do dia em que a equipe do posto de saúde de sua comunidade se negou a atender seu irmão, pouco tempo antes de ele ser diagnosticado com câncer. Na ocasião, ela ainda não sabia, mas seu relato seria apenas um dos depoimentos que revelariam, em um dos principais jornais do Brasil, o descaso do Poder Público com a saúde quilombola em Vitória da Conquista.
No episódio 04 da 2ª temporada do Fatos & Vozes, detalhamos as denúncias com relação ao atendimento de saúde em diversos quilombos do município. Em outubro do ano passado, o assunto ganhou repercussão nacional a partir de uma reportagem publicada na Folha de S. Paulo. Dessa forma, trazemos à tona não só essa repercussão, mas também relatos inéditos e exclusivos que aprofundam as denúncias publicadas no jornal.
Ouça a seguir, direto no site, ou então na sua plataforma de áudio favorita. A série ‘Conquista de Quilombos’ está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Google Podcasts, Castbox, entre outros tocadores.
FICHA TÉCNICA
O Fatos & Vozes é uma produção original do Conquista Repórter, site de jornalismo local e independente de Vitória da Conquista. A série ‘Conquista de Quilombos’ conta com o apoio do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), do Meta Journalism Project e da Associação de Jornalismo Digital (Ajor).
Produção e apresentação: Afonso Ribas e Karina Costa
Apuração: Afonso Ribas, Karina Costa e Victória Lôbo
Pesquisa e roteiro: Afonso Ribas
Direção criativa: Victória Lôbo
Edição e sonorização: Anderson Rosa
Identidade visual: Caren Vieira
Trilha sonora original: Gabriel Falcão
Transcrições de entrevistas: Pedro Henrique Ferraz, Talyta Brito e Leonel Brito.
Entrevistados neste episódio: Antônio Prado Santos, Alemarcia Santana, João Paulo Oliveira, Domingos Lemos, Natália Aparecida Ferreira, Celeste Santos Souza, Albetânia Alves Fernandes, Vitória Alves Fernandes e Ramônica Santos Mendonça.
REFERÊNCIAS DO EPISÓDIO
Sem estrutura, atendimento de saúde em quilombos de Vitória da Conquista (BA) ocorre até em bar – Reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo.
Comunidades quilombolas e políticas de saúde – Artigo publicado no site ‘Terra de Direitos’ e escrito por Willivane Ferreira de Melo, psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Saúde e comunidades quilombolas: uma revisão de literatura – Artigo científico publicado na Revista CEFAC, de autoria dos pesquisadores Daniel Antunes Freitas, Antonio Diaz Caballero, Amaro Sérgio Marques, Clara Inés Vergara Hernández e Stéffany Lara Nunes Oliveira Antunes.
Transmissão da 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde Quilombola – Live disponível no canal do Laboratório Audiovisual ISC no YouTube.
Relatório final da 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde Quilombola – Documento disponível no site oficial da CONAQ.
Política Nacional de Saúde Integral da População Negra : uma política para o SUS – Publicação do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.
GALERIA DE IMAGENS













TRANSCRIÇÃO DO EPISÓDIO
Clique neste link para acessar a transcrição completa do roteiro deste episódio.
ERRATA
No bloco final deste episódio, ao citar o posicionamento da Prefeitura de Conquista quanto à realização de novo concurso para agentes de saúde, o apresentador Afonso Ribas falou “rede municipal de educação” em vez de “rede municipal de saúde”, que era o correto.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.