De volta aos R$3,80: Prefeitura suspende desconto na tarifa do transporte coletivo municipal

Por - 27 de janeiro de 2023

A revogação da medida foi publicada na edição desta sexta-feira, 27, do Diário Oficial do Município e passa a valer no dia 7 de fevereiro.

A prefeita Sheila Lemos anunciou na noite desta sexta-feira, 27, o fim do desconto promocional na tarifa do transporte coletivo municipal, que estava vigente há 16 meses. A partir do próximo dia 7 de fevereiro, o valor da passagem de ônibus volta a custar R$3,80.

A revogação da medida foi publicada no Diário Oficial do Município e, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), se deve ao lançamento do edital de licitação para a concorrência pública que vai definir as duas empresas concessionárias do serviço de transporte público. O documento deve ser publicado na primeira quinzena do próximo mês.

Ainda segundo a Semob, com o retorno do preço original da tarifa, “o município continua praticando um preço justo, considerando que o valor é referente a outubro de 2018 e nesse período houve uma inflação de aproximadamente 25%”.

A pasta informou também que pretende garantir que não haja aumento da passagem após a nova licitação e que continuam asseguradas todas as gratuidades, a exemplo de idosos e pessoas com deficiência, além da meia passagem para estudantes e a integração tarifária (bilhete único).

Repercussão

Como era esperado, a população reagiu ao anúncio com revolta e indignação. “0 qualidade de atendimento, 0 transporte de qualidade e ainda vai aumentar a tarifa. Cada dia que passa essa mulher se supera na pouca vergonha”, criticou uma internauta.

Outras pessoas lamentaram o fim do desconto. “Foi com enquanto durou”, comentou um usuário no perfil da Prefeitura no Instagram. Vários moradores, por sua vez, destacaram que o preço original não é condizente com a qualidade do serviço que é oferecido.

“Não teve competência pra manter as empresas de ônibus na cidade, não fez licitação, improvisou o serviço de péssima qualidade onde pessoas ficam mais de 40 minutos esperando pra deslocar, e diz que baixou a tarifa pra ajudar a população no momento de crise… Todo mundo sabe que o preço abaixou porque o serviço perdeu a qualidade, aí vem com esse papo”, escreveu uma moradora.

Foto de capa: Secom / PMVC.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.