Comunidades quilombolas do sudoeste baiano realizam 9º encontro em Vitória da Conquista

Por - 14 de novembro de 2023

O evento acontece neste próximo sábado, 18, e contará com apresentações culturais e palestras. Lideranças e moradores(as) de 42 comunidades irão debater os 20 anos do decreto que regularizou a certificação de quilombos.

Com apresentações culturais, palestras e exposições de produtos artesanais, será realizado neste próximo sábado, 18, em Vitória da Conquista, o 9º Encontro das Comunidades Quilombolas. A partir das 8h, os moradores e moradoras de diferentes quilombos do sudoeste baiano irão se reunir na Praça Guadalajara, mais conhecida como Praça da Normal, no Centro, e na sequência seguirão em caminhada para a quadra do Colégio Diocesano, no bairro Cruzeiro. O evento faz parte do calendário do novembro negro, mês em que se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Realizado pelo Conselho das Associações Quilombolas do Território do Sudoeste Baiano, o encontro contará com a presença de lideranças de 42 comunidades, que irão debater, entre outros temas, os 20 anos do Decreto 4.887/2003, que regularizou o procedimento para a identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes dos quilombos.

Com o tema “Quilombo, Racismo e Cidadania”, o evento acontece para celebrar a cultura e identidade das comunidades remanescentes de quilombos, mas também para relembrar os anos de luta do movimento negro que resultaram em conquistas como os processos de certificação das terras pela Fundação Cultural Palmares. “Será um momento para dar visibilidade à luta e organização das comunidades quilombolas”, destacou Domingos Lemos, presidente do Conselho Quilombola do Sudoeste Baiano.

Domingos ressaltou ainda a importância do Decreto 4.887/2003 para as populações quilombolas. “Esse instrumento possibilita o autorreconhecimento e a certificação pela Fundação Palmares, o que nos permite acessar os direitos previstos na lei para os povos de comunidades tradicionais”, afirmou.

Em Vitória da Conquista, são mais de 30 quilombos certificados. No Brasil, em julho deste ano, o órgão reconheceu 23 comunidades em seis estados, sete delas localizadas na Bahia. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União após a divulgação dos dados do Censo Demográfico 2022, que pela primeira vez contabilizou a população quilombola do país.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.