1ª Feira Literária de Vitória da Conquista acontece entre os dias 15 e 19 de novembro

Por - 13 de novembro de 2023

Serão mais de 40 horas de atividades para crianças, jovens, adultos e idosos. Zezé Motta e Jean Wyllys são presenças confirmadas na programação.

De 15 a 19 de novembro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, acontece a 1ª Feira Literária de Vitória da Conquista (FliConquista), com o tema “Liberdade e Literatura” e uma programação que busca celebrar histórias e personagens que marcaram a independência da Bahia, movimento que completou 200 anos em julho de 2023. Serão mais de 40 horas de atividades para crianças, jovens, adultos e idosos, divididas em quatro espaços: arena literária; ciranda das infâncias; via literária e palco literário.

A arena literária será o ambiente reservado para debates, games, oficinas, performances e apresentações artísticas dedicadas ao público jovem. Já a ciranda das infâncias, como o próprio nome faz referência, terá uma programação de contação de histórias e experimentação para as crianças. A via literária contará com estandes de editoras, livrarias e a oportunidade de conversar com autores(as) sobre seus lançamentos. Por fim, o palco literário estará montado no auditório principal e receberá as mesas de conversa e espetáculos, além do bazar e mercado literário.

Na sua edição de estreia, a FliConquista irá homenagear o escritor Camillo de Jesus Lima (1912-1975), que dá nome ao espaço onde acontece o evento. Nascido em Caetité, o autor baiano possui uma obra poética vasta, de sonetos clássicos a versos livres, marcada por temas que atravessam a história da Bahia e do Brasil, como a escravidão. Camillo escreveu publicações como “Poemas”, “O Maior Poeta Moço do Brasil”, “Viola Quebrada”, além do livros de contos “A Bruxa do Fogão Encerado” e outras diversas obras.

Programação gratuita e diversa

Com entrada gratuita, a FliConquista conta com uma programação que celebra nomes nacionais e regionais da literatura e da arte de forma geral. Daniel Munduruku; escritor que já recebeu o Prêmio Jabuti; Jean Wyllys, jornalista e ativista político; Zezé Motta, cantora e atriz premiada de teatro, cinema e televisão; e Ana Barroso, cantora e compositora conquistense, são alguns dos(as) convidados(as) que estarão no Centro de Cultura, em Vitória da Conquista, a partir da quarta-feira, 15.

O evento também terá atividades realizadas em parceria com programas e projetos sociais, como a Biblioteca Comunitária Donaraça; o Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura); e o Coletivo Multiverso Cultural. Serão oficinas, exposições de artes visuais, rodas de conversa e lançamentos de livros. Além disso, algumas ações ocorrerão em escolas situadas em Conquista.

A conferência de abertura acontecerá na quarta-feira, 15, a partir das 20h, com palestra de Ruy Medeiros, advogado e historiador, que irá falar sobre os ideais da liberdade baiana na obra de Camillo de Jesus Lima. O painel será seguido de um espetáculo para celebrar o escritor homenageado da FliConquista.

Os ingressos para os espetáculos estão disponíveis na plataforma Sympla. A FliConquista é realizada pelo Coletivo Barravento, composto por professores(as), produtores(as) culturais e entusiastas da literatura, conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal.

Para conferir a programação completa, acesse aqui.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.