Com shows marcantes e queixas sobre a organização, FIB 2023 chega ao fim

Por - 28 de agosto de 2023

Apresentações de Thiaguinho, Nattan, Pedro Sampaio e Matheus e Kauan encerraram a 17ª edição do evento, que começou na última sexta-feira, 25, e só terminou na madrugada desta segunda, 28.

Com a mistura de ritmos que já se tornou sua marca, o Festival de Inverno Bahia 2023 chegou ao fim na madrugada desta segunda-feira, 28, trazendo em seu terceiro dia apresentações de Thiaguinho, Nattan, Pedro Sampaio e da dupla Matheus e Kauan. Com uma arena tão lotada quanto nos dias anteriores, os shows tiveram início por volta das 20h e marcaram o encerramento de uma edição que será lembrada por espetáculos marcantes, como os de Marisa Monte e Glória Groove, mas também por problemas que desagradaram o público da festa.

Estreante no FIB, Thiaguinho foi o primeiro a subir no palco principal na noite deste domingo, 27. O cantor iniciou o show homenageando os fãs ao afirmar que ganhou não só reconhecimento nacional como artista ao longo dos anos de carreira, mas também “uma linda família”. A primeira música que cantou foi “Palco”, eternizada na voz de Gilberto Gil. Logo em seguida, apresentou “Sou o Cara Pra Você”, um de seus maiores sucessos.

O público cantou junto com o pagodeiro outras canções de seu repertório, como “Energia Surreal”, “Desencana” e “Pé Na Areia”, de álbuns como “Tardezinha” e “Meu Nome É Thiago André”, que também dá nome ao espetáculo que trouxe ao festival neste ano. Ele apresentou ainda grandes clássicos do pagode, como “Cheia de Manias”, e até mesmo um pout-porri em ritmo de funk. A participação e a interação do artista com seus backing-vocals foi outro elemento do show que encantou os espectadores.

Quem sucedeu Thiaguinho na terceira noite do FIB 2023 foi o cantor Nattan, que apesar de também ser estreante no festival, foi figurinha carimbada no São João do Sudoeste baiano deste ano. Mesmo assim, o público o recebeu bastante entusiasmado e vibrou ao ritmo do seu forró. Sucessos como “Americana na Vaquejada”, “Tem Cabaré Essa Noite”, “Pelado” e “Morena” fizeram parte do repertório apresentado pelo artista na noite deste domingo, 27. O show se encerrou por volta das 23h30.

Na virada de um dia para o outro, já por volta da meia noite, teve início a apresentação de Pedro Sampaio. Com seu já conhecido autotune e um espetáculo repleto de pirotecnia e coreografias, o DJ levou ao público uma mistura de ritmos que foi do funk ao sertanejo, embalados pela batida eletrônica. “No Chão Novinha”, “Galopa” e “Sentadão” foram algumas das músicas tocadas pelo artista, que apresentou ainda um dos seus singles mais recentes, “Joia Rara”. A apresentação contou também com o “ensaio das maravilhas”, destacando o balé de Sampaio.

Última atração a ser confirmada pelo FIB 2023, Matheus e Kauan foram também os últimos a se apresentarem no palco principal do evento, seis anos depois de terem se participado do festival, em 2017. O show da dupla começou por volta das 1h30 da madrugada desta segunda-feira, 28, e incluiu canções como “Nem Doeu”, “Litrão” e “Te Assumi Pro Brasil”, além de sucessos cantados com outros artistas, a exemplo de “Ao Vivo e a Cores”, parceria da dupla com Anita.

Balanço da edição

A 17ª edição do FIB reforçou o sucesso do evento, que já se consolidou como o maior festival de música do interior da Bahia. Segundo alguns espectadores, a lotação de público na noite de sábado, 26, por exemplo, indica que o Parque de Exposições Teopompo de Almeida já está ficando pequeno para comportar uma festa de tamanho porte, que movimenta a economia e a cultura de Vitória da Conquista e toda a região.

Alguns problemas enfrentados pelos participantes e as críticas direcionadas ao festival este ano também demonstram isso. No primeiro dia do evento, a formação de uma longa fila no local de acesso ao Parque de Exposições e a desorganização do evento gerou transtornos para o público. Algumas pessoas chegaram a perder o primeiro show da noite de sexta, 25. Teve até quem desistiu de curtir a festa e acabou vendendo seu ingresso.

A partir do segundo dia, diante da onda de comentários nas redes sociais com relação a isso, a produção resolveu remover as grades que obrigavam a formação de fila única e manteve a formação de filas somente por catracas, como nas edições anteriores, desafogando e agilizando a entrada do público. Também houve reclamações com relação ao som, principalmente durante o show da cantora Marisa Monte. Muitas pessoas criticaram ainda os preços abusivos praticados por estabelecimentos comerciais na festa.

Outra situação que gerou inúmeras críticas ao festival foi a falta de acessibilidade, principalmente para pessoas surdas, que denunciaram ao Ministério Público a recusa da Bahia Eventos, empresa responsável pela festa, em atender pedido de disponibilização de intérpretes de Libras nos shows. Mesmo após diversas cobranças, a produção do FIB sequer justificou a negativa dada à comunidade surda.

Nas redes sociais, também chamou atenção a quantidade de pessoas afirmando que foram vítimas de golpes após comprarem ingressos virtuais com cambistas. A revenda de entradas para os shows ganhou ainda mais espaço neste ano no meio virtual, além de continuar acontecendo nas ruas.

Mas esse é o menor dos problemas que a Bahia Eventos precisa se atentar no próximo ano diante do evidenciamento de situações mais graves como a falta de acessibilidade. Caso questões como essa sejam resolvidas, o Festival de Inverno Bahia poderá, efetivamente, se tornar um evento ainda mais diverso e realmente inclusivo.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.