Com benção de Irmã Mônica, Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Vitória da Conquista acontece em julho

Por - 20 de junho de 2023

O evento será realizado nos dias 1 e 2 do próximo mês, a partir das 10h, com concentração no Bosque da Paquera. No local, ocorrerá também a Feira Cultural da Diversidade da Bahia.

Celebrar a diversidade sexual e de gênero, fortalecer a luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, combater o preconceito e a discriminação contra essa população. Esses são os principais objetivos da Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Vitória da Conquista, que acontecerá nos dias 1 e 2 de julho, a partir das 10h. 

Este ano, o evento tem como tema “O preconceito afasta, o respeito une”, que faz alusão à campanha iniciada em maio pela Coordenação Municipal LGBTQIA+, em parceria com grupos e coletivos locais que representam a comunidade. “Isso é uma lembrança importante de que, enquanto a discriminação e o preconceito nos mantêm afastados uns dos outros, o respeito às nossas diferenças pode nos unir e nos tornar mais fortes”, diz o manifesto da Marcha.

A concentração para o evento será no chamado Bosque da Paquera, na zona leste da cidade. No local, também será realizada a Feira Cultural da Diversidade da Bahia, que irá contar com estandes de pequenos comerciantes, artesãos, tatuadores, entre outros empreendedores, a fim de promover a economia criativa, a geração de renda e a cultura LGBTQIA+.

O trajeto da Marcha será feito no primeiro dia do evento, na Avenida Brasil, com a presença de trio elétrico, autoridades públicas e uma caravana do grupo Mães da Resistência, oriundo de Poções. Já no dia 2 de julho, haverá shows de vários artistas regionais que compõem a comunidade LGBTQIA+ em um palco instalado no bosque. Ao todo, serão 12 atrações, entre DJs e cantoras, com destaque para a drag queen Keyla, do município de Guanambi.

Apoio à Marcha

Nas redes sociais, quem reforçou o convite para a edição de 2023 da Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Vitória da Conquista foi a popular Irmã Mônica, influenciadora evangélica que ficou conhecida na internet por fazer críticas ao ex-presidente Bolsonaro e apoiar o governo Lula. Além disso, ela se posiciona também como defensora da população LGBTQIA+ e já reúne mais de 180 mil seguidores somente no Instagram.

Em vídeo publicado em seu perfil, bem como na página da Marcha, Irmã Mônica convocou a todos para participar do evento, que classificou como uma “grande festa linda de todo meu povo LGBT”. Além disso, destacou: “Todas as LGBTs de Vitória da Conquista, na Bahia, estão protegidas debaixo das orações de Irmã Mônica, amém?”

https://www.instagram.com/reel/CtrWg6oJNn0/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D

O coordenador da Marcha do Orgulho, Anderson Rocha, acredita que o apoio da influenciadora foi uma verdadeira benção. “Ela está crescendo digitalmente e se tornando conhecida no Brasil inteiro, falando sobre o perigo da discriminação e pregando o amor de Deus a todos, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero”, afirmou.

Além de Irmã Mônica, o evento conta ainda com o apoio de diversas outras entidades, como a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Turismo do Governo do Estado, a Bahia Turismo, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Subseção de Vitória da Conquista e o Conselho Regional de Psicologia.

Vários grupos, coletivos e movimentos LGBTQIA+ da região também irão compor a Marcha: Coletivo POC, Galera da Amizade, Mães da Resistência, Coletivo Finas, Sapa House, Torcida LGBTricolor, Grupo Gay da Bahia, Multiverso Cultural, Oba Oba, Bloquinho Tieta. Empresas também são apoiadoras, como a Sorrai.

“Desde quando começamos a produzir a edição deste ano, buscamos ampliar o diálogo e a mobilização para que pudéssemos fazer a Marcha do Orgulho com uma entrega digna e com o propósito de impactar mais a cidade. A Marcha é uma forma estratégica de mobilização de grupos, coletivos, movimentos e instituições para discussão de políticas públicas para a população LGBTQIA+. Não é somente uma celebração, mas um evento de geração de oportunidades”, ressaltou Anderson Rocha.

Ainda de acordo com ele, atualmente, a Marcha já dialoga com movimentos de abrangência estadual e está no roteiro do turismo LGBTQIA+ da Bahia, no calendário de eventos do município “e vai continuar crescendo para oferecer mais oportunidades para nossa população”, finalizou.

Foto de capa: Tânia Rego / Agência Brasil.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.