Centro Integrado de Direitos Humanos ganha novas instalações na Avenida Otávio Santos
Por Letícia Mendes - 19 de janeiro de 2023
Espaço tem como principal função planejar e desenvolver ações de proteção e amparo às minorias sociais. O funcionamento ocorrerá de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
Na manhã desta quinta-feira, 19, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista inaugurou as novas instalações do Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDH), na Avenida Otávio Santos, 744, bairro Recreio. A partir de agora, o espaço reúne diversas coordenações de políticas de promoção da cidadania e já está em funcionamento para atender a população de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
No equipamento, serão realizadas ações, articulações, o planejamento e o controle das políticas públicas para garantir o amparo de minorias sociais. Desse modo, o novo local abriga as coordenações de Políticas Públicas para as Mulheres; de Promoção da Igualdade Racial; de Direitos das Pessoas LGBTQIAP+. Todas são vinculadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). A Coordenação de Juventude, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), também fará parte do CIDH.
À imprensa, a Prefeita Sheila Lemos (UB) contou que foi gasto R$ 1 milhão do orçamento municipal com o equipamento e que está otimista quanto à efetividade das suas ações. “As políticas públicas serão efetivamente implementadas, no intuito de formar uma cidade cidadã e inclusiva, onde os direitos humanos de todos serão respeitados”, disse.
Atendimentos específicos
Ao todo, 22 servidores do governo municipal, distribuídos entre as diferentes coordenações, irão atender a população através do CIDH. A equipe da Coordenação de Políticas para as Mulheres realiza ações educativas e preventivas contra a violência de gênero, além de atividades voltadas para a autonomia feminina.
A equipe de Promoção da Igualdade Racial, por sua vez, desenvolve campanhas de combate ao racismo, além de oferecer cursos de capacitação sobre as Políticas de Igualdade Racial. Já a Coordenação LGBT oferece serviços jurídicos, atendimento psicológico e realiza ações socioeducativas voltadas para os direitos dessa população.
A Coordenação da Juventude, por fim, conta com uma equipe formada por coordenadora, gerente, psicóloga, auxiliar administrativa, técnico do convênio, e estagiários. Estes são responsáveis pela execução das oficinas do Convênio Estação Juventude 2.0 (fotografia, circo, espanhol elementar, espanhol básico, teatro, grafite, beleza e estética negra, inglês elementar, desenho, inglês básico, informática básica, Libras intermediário e oficina de percurso).
Foto de capa: Secom / PMVC.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.