Caravana da Diversidade fará retificação de nome e gênero de pessoas trans e travestis em Conquista
Por Letícia Mendes - 27 de março de 2023
Atendimento ocorrerá nesta quarta, 29, das 9h às 12h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

Nesta quarta-feira, 29 de março, a Caravana da Diversidade estará em Vitória da Conquista com o objetivo de oferecer acompanhamento jurídico gratuito para retificação de nome e gênero de pessoas trans e travestis. A ação irá acontecer no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, das 9h às 12h.
A iniciativa é da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da equipe multidisciplinar do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-BA), que vai percorrer pelo menos sete municípios do interior da Bahia, buscando o fortalecimento da rede de apoio e acolhimento à população LGBTQIAPN+ do estado.
A caravana teve início nesta segunda, 27, na cidade de Mucugê. A região da Chapada Diamantina é a primeira a ser contemplada com o projeto, que chegará também ao município de Rio de Contas, antes de passar por Conquista. No Sudoeste baiano, a equipe do CPDD atenderá ainda em Poções e Itapetinga. A incursão será encerrada no Baixo Sul do estado, nas cidades de Valença e Cairu.
“Vamos percorrer prefeituras, escolas e associações para reafirmar o direito legal à retificação de nome e gênero e, ao mesmo tempo, divulgar e distribuir o Manual de Formação de Grupos e Coletivos LGBTQIAPN+, através de nossa equipe multidisciplinar”, explica o coordenador geral do CPDD, Renildo Barbosa.
Para auxiliar na organização anterior à chegada da caravana em Vitória da Conquista, o Coletivo LGBT Comunista e o Núcleo Vagalumes criaram um grupo no WhatsApp com informações sobre as atividades que ocorrerão no dia da ação.
Além disso, as pessoas interessadas em fazer a retificação do nome e gênero poderão tirar dúvidas sobre as documentações necessárias para o processo, que inclui: RG; CPF; comprovante de residência (pode ser no nome de outra pessoa); título de eleitor; certificado de dispensa ou reservista; e passaporte (se tiver).
Para fazer parte do grupo, basta entrar em contato via direct do Instagram pelo perfil do @lgbtcomunistavca ou do @vagalumes.vca. De acordo com Amom Santos Souza, secretário do Coletivo LGBT Comunista, a retificação é mais um passo importante para evitar que a pessoa LGBT se sinta menosprezada ao apresentar documentos pessoais em diferentes espaços e circunstâncias.
“A gente sabe que, para a população LGBT, apresentar um documento que não corresponde com sua identidade de gênero é algo extremamente violento e constrangedor. Então, essa retificação também ajuda nesse aspecto”, diz.
Roda de conversa
Durante a passagem da Caravana da Diversidade por Vitória da Conquista, será realizada ainda um bate-papo sobre políticas públicas para a população LGBTQIAPN+. O encontro acontecerá às 16h, na Sala Multiuso 1 do Centro de Cultura, que apoia a ação, juntamente com o Vagalumes, LGBT Comunista e o Grupo Safo de Mulheres Lésbicas.
Foto de capa: Arapuá MS/ Divulgação
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.