Atendimentos de saúde em quilombo de Vitória da Conquista continuam a ocorrer em bar
Por Karina Costa - 18 de abril de 2024
Em 2023, a situação foi denunciada em reportagem da Folha de S. Paulo em parceria com o Conquista Repórter. O posto de saúde que existia na comunidade de Cachoeira das Araras desabou por falta de manutenção.
Na zona rural de Vitória da Conquista, entre os distritos de Pradoso e Bate-Pé, está o quilombo de Cachoeira das Araras, certificado pela Fundação Palmares em 2012. Nesta quinta-feira, 18, moradores da comunidade receberam a vacinação contra Influenza, mas a ação aconteceu em um bar. É nesse espaço que o atendimento médico tem sido feito após o desmoronamento do posto de saúde que existia no povoado.
Segundo o líder comunitário Antônio Prado, por falta de manutenção, a unidade de saúde foi se deteriorando ao longo do tempo até desabar. “Só neste ano, foram feitas reformas em dois postos de comunidades vizinhas e aqui a gente fica no esquecimento”, desabafa. “Não tem nem promessa de um posto novo. Então o que temos são as pessoas atendidas em um bar, isso é um descaso”, complementa.
Os atendimentos acontecem, mais precisamente, em uma área coberta do lado de fora do bar. O espaço foi cedido pelos proprietários para que as pessoas pudessem se consultar com os médicos que vão até o povoado cerca de uma vez por mês. “Já são quase 30 anos assim, sem um local apropriado para os moradores cuidarem da saúde”, explica Antônio. Em outubro de 2023, a situação foi denunciada em reportagem da Folha de S. Paulo em parceria com o Conquista Repórter.
O líder comunitário também se queixa da falta de organização para atendimento no posto de saúde improvisado, especialmente durante a vacinação contra a gripe. “Não tem prioridade, nem ordem de chegada. Os agentes de saúde chegam e fica uma bagunça”, conta. Mas de fato, o que mais deixa Antônio indignado é a ausência de estrutura mínima para atender as necessidades do quilombo. “Já passaram tantas pessoas pelo Poder Público e ninguém toma uma providencia”, finaliza.
Nossa reportagem solicitou esclarecimentos da Prefeitura de Vitória da Conquista, via e-mail e mensagem no WhatsApp, mas até o fechamento da matéria, não recebemos resposta.
Para saber mais sobre o caso, ouça o episódio 4 da segunda temporada do Fatos & Vozes, podcast original do Conquista Repórter. A série “Conquista de Quilombos” reúne histórias de moradores dos mais de 30 quilombos de Vitória da Conquista reconhecidos pela Fundação Palmares.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.