Atendimentos de saúde em quilombo de Vitória da Conquista continuam a ocorrer em bar

Por - 18 de abril de 2024

Em 2023, a situação foi denunciada em reportagem da Folha de S. Paulo em parceria com o Conquista Repórter. O posto de saúde que existia na comunidade de Cachoeira das Araras desabou por falta de manutenção.

Na zona rural de Vitória da Conquista, entre os distritos de Pradoso e Bate-Pé, está o quilombo de Cachoeira das Araras, certificado pela Fundação Palmares em 2012. Nesta quinta-feira, 18, moradores da comunidade receberam a vacinação contra Influenza, mas a ação aconteceu em um bar. É nesse espaço que o atendimento médico tem sido feito após o desmoronamento do posto de saúde que existia no povoado.

Segundo o líder comunitário Antônio Prado, por falta de manutenção, a unidade de saúde foi se deteriorando ao longo do tempo até desabar. “Só neste ano, foram feitas reformas em dois postos de comunidades vizinhas e aqui a gente fica no esquecimento”, desabafa. “Não tem nem promessa de um posto novo. Então o que temos são as pessoas atendidas em um bar, isso é um descaso”, complementa.

Os atendimentos acontecem, mais precisamente, em uma área coberta do lado de fora do bar. O espaço foi cedido pelos proprietários para que as pessoas pudessem se consultar com os médicos que vão até o povoado cerca de uma vez por mês. “Já são quase 30 anos assim, sem um local apropriado para os moradores cuidarem da saúde”, explica Antônio. Em outubro de 2023, a situação foi denunciada em reportagem da Folha de S. Paulo em parceria com o Conquista Repórter.

O líder comunitário também se queixa da falta de organização para atendimento no posto de saúde improvisado, especialmente durante a vacinação contra a gripe. “Não tem prioridade, nem ordem de chegada. Os agentes de saúde chegam e fica uma bagunça”, conta. Mas de fato, o que mais deixa Antônio indignado é a ausência de estrutura mínima para atender as necessidades do quilombo. “Já passaram tantas pessoas pelo Poder Público e ninguém toma uma providencia”, finaliza.

Nossa reportagem solicitou esclarecimentos da Prefeitura de Vitória da Conquista, via e-mail e mensagem no WhatsApp, mas até o fechamento da matéria, não recebemos resposta.

Para saber mais sobre o caso, ouça o episódio 4 da segunda temporada do Fatos & Vozes, podcast original do Conquista Repórter. A série “Conquista de Quilombos” reúne histórias de moradores dos mais de 30 quilombos de Vitória da Conquista reconhecidos pela Fundação Palmares.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.