Música e poesia em Libras: evento promove interação entre pessoas surdas e ouvintes por meio das artes
Por Karina Costa - 26 de abril de 2024
Ação faz parte do projeto Coral em Libras e acontecerá nesta segunda-feira, 29, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
Cultura, inclusão e acessibilidade são as palavras que sintetizam o Café com Libras, evento que será realizado nesta segunda-feira, 29, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista. A partir das 18h30, o público poderá assistir apresentações de música e poesia interpretadas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Organizada pelo Coral em Libras – Mãos que Cantam e Encantam, a atividade é gratuita, aberta a todos, e busca promover a interação entre a comunidade surda e as pessoas ouvintes por meio das artes.
“Essa é uma ação para despertar a empatia. A comunidade surda está bem perto de nós, mas ao mesmo tempo é invisível. Muitas pessoas não sabem se comunicar com essa população, então a ignora”, explica Jaqueline Quadros, professora, intérprete de Libras e regente do coral que organiza o evento. “É importante disseminar a Língua Brasileira de Sinais para que os surdos tenham acessibilidade em todos os lugares”, complementa.
A atividade também celebra os 22 anos da Lei 10.436/2002, que reconheceu a Libras como meio legal de comunicação e expressão. Além disso, o evento acontece no mês em que se comemora o Dia do Intérprete de Libras em Vitória da Conquista (21 de abril). A data foi inserida no calendário do município em homenagem à professora Maria Antonieta Tigre, que se dedicou a defender os direitos das pessoas surdas.
Para Jaqueline, diante de uma sociedade que invisibiliza diariamente as pessoas surdas, é necessário pensar na inclusão, não apenas em eventos, mas no cotidiano. “Tenho percebido ações em Vitória da Conquista que estão colocando intérpretes de Libras nos espaços e isso é maravilhoso, mas o surdo ainda enfrenta muitas barreiras no dia a dia que o deixa excluído e sem acesso à informação”, finaliza.
Foto de capa: Coral em Libras/Reprodução Instagram.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.