Artistas locais solicitam alteração de datas da Conferência Municipal de Cultura

Por - 31 de agosto de 2023

Evento está marcado para os dias 11 e 12 de setembro, segunda e terça-feira, respectivamente. Mas segundo representantes da categoria, isso impossibilitará uma ampla participação da sociedade civil no encontro.

Registro do Fórum Municipal de Cultura, realizado em agosto de 2021. Foto: Hendye Borem.

Na manhã desta sexta-feira, 1º, artistas de Vitória da Conquista protocolaram um abaixo-assinado na Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), solicitando a alteração das datas da 5ª Conferência Municipal de Cultura. Por meio do Decreto nº 22.783, de 22 de agosto de 2023, o evento foi marcado para os próximos dias 11 e 12 de setembro, segunda e terça-feira, respectivamente, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

Segundo os integrantes da classe artística local que assinam o documento, assim como coletivos, estabelecimentos e outras entidades culturais, a realização da conferência em dias úteis “impossibilitará um debate ampliado sobre os graves problemas na área da cultura que acontecem no município”. Isso porque muitas das pessoas interessadas no evento, sobretudo os artistas locais de áreas como teatro, cinema e literatura, não poderão comparecer devido às suas rotinas de trabalho e/ou estudo.

Dessa forma, eles reivindicam a imediata mudança das datas para um final de semana, mantendo o evento em um local que possibilite o acesso e a permanência da sociedade civil durante todas as atividades. O texto do abaixo-assinado ressalta ainda que as quatro primeiras conferências municipais de cultura de Conquista aconteceram aos sábados ou domingos, nos anos de 2007, 2009, 2011 e 2013.

Segundo os artistas, ao realizar o evento durante a semana, a gestão da Sectel ignora tanto o tema proposto neste ano para a conferência nacional do setor – “Democracia e Direito à Cultura” – quanto a finalidade desse tipo de encontro, criado pelo Ministério da Cultura como “um instrumento para obter a participação da sociedade no debate para construção das políticas culturais”.

Ainda de acordo com a categoria, o esvaziamento do Fórum Municipal de Cultura, outro importante encontro do setor realizado em dias úteis no mês de agosto de 2021, em Vitória da Conquista, é um exemplo do impacto negativo que a manutenção das datas divulgadas para a conferência de 2023 pode gerar para a categoria artística local. É para evitar isso que o abaixo-assinado foi elaborado. O documento conta com cerca de 50 assinaturas.

Registro do Fórum Municipal de Cultura, realizado em agosto de 2021. Foto: Hendye Borem.

O Conquista Repórter solicitou posicionamento da Sectel por e-mail, mas até a publicação desta matéria, não obtivemos resposta. Entretanto, nossa reportagem apurou que as datas da conferência foram aprovadas em reunião do Conselho Municipal de Cultura.

Sobre a conferência

Segundo publicação feita no Blog do Jorge Amorim, a 5ª Conferência Municipal de Cultura terá como tema central “Novos Caminhos para as Artes e a Cultura”, com destaque para discussões sobre as leis Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) e Aldir Blanc-2 (Lei 14.399/2022). Ainda de acordo com o veículo, também serão abordados editais futuros, tanto do município quanto do estado da Bahia, que irão delinear os recursos destinados a cada área.

Foto de capa: Hendye Borem.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.