Lúcia Rocha: da bancada de situação à oposição ao governo local na Câmara de Vereadores
Por Letícia Mendes - 8 de maio de 2023
Líder do MDB em Conquista e vereadora mais votada do município, ela vem unindo forças com o PT desde o fim de 2022, após vários anos de apoio aos governos de Herzem Gusmão e Sheila Lemos.
Vereadora mais votada nas eleições municipais de 2020, em Vitória da Conquista, Lúcia Rocha (MDB) é também uma das parlamentares conquistenses com o maior número de mandatos no Poder Legislativo local. Já são oito ao todo. Aos 70 anos, num momento da sua trajetória em que está alinhada à bancada de oposição à atual gestão do município, após vários anos apoiando os governos de Herzem Gusmão e Sheila Lemos, nada indica que ela deve deixar a carreira política por tão cedo.
Lúcia nasceu no município de Aquidabã, no interior do Sergipe, mas ainda adolescente veio para Conquista “na esperança de dias melhores”. Estudou no Colégio Paulo VI e no Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), onde começou a demonstrar interesse pelas causas sociais. Por anos, atuou como feirante até perceber que queria mergulhar na vida política. “Naquele tempo eu não era vereadora, era apenas uma mulher que se dedicava a buscar melhores condições [de vida] para quem precisava”, diz.
Casada e mãe de três filhas, Lúcia só iniciou efetivamente sua jornada na militância em 1986, quando se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), sendo eleita pela sigla em 1992 para o seu primeiro mandato. Posteriormente, apostou suas fichas no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e foi reeleita em 1996, 2000 e 2004, quando obteve a maior votação dentre todos os vereadores, o que a conduziu para a presidência da Câmara no biênio 2004 – 2005.
Em 2008, Lúcia Rocha aceitou um convite do ex-prefeito Herzem Gusmão (MDB) para se filiar ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sendo eleita pela legenda para o seu quinto mandato. Hoje, cerca de dois anos após a morte do gestor com quem era coligada, ela é presidente municipal do partido, pelo qual também foi escolhida pela população conquistense para compor a Câmara nas três últimas eleições municipais.
Das ações propostas durante seus mandatos mais recentes, Lúcia destaca a indicação para a revitalização da Lagoa das Bateias, localizada na zona oeste da cidade. “Eu moro na região e frequento a Lagoa, então, essa foi uma indicação de nossa autoria”, afirma. Desde 2014, a vereadora e muitos munícipes vinham cobrando essa intervenção, mas as obras só começaram em março deste ano.
A edil também destaca seus esforços para a implementação do Hospital da Mulher em Vitória da Conquista, com o objetivo de diminuir as taxas de adoecimento feminino no município e facilitar o processo para que as mulheres realizem seus exames de rotina. Até o momento, entretanto, o PL não foi aprovado.
Novos rumos
Apesar de considerar o mandato de vereadora muito propositivo, Lúcia Rocha resolveu se candidatar ao cargo de deputada estadual nas eleições de 2022. “Foi um pedido da cidade”, acredita. Contudo, os votos do seu eleitorado não foram suficientes para conduzi-la ao Poder Legislativo estadual. Terminou a disputa como suplente. Ainda assim, ela se mantém esperançosa: “eu confio no meu trabalho e na possibilidade de atuar como deputada um dia”.
Nesse mesmo período, Lúcia causou grande surpresa no município ao mudar os rumos de seus apoios políticos. Em um movimento contrário aos seus então colegas da bancada de situação e da prefeita Sheila Lemos (UNIÃO), apoiadores da chapa de ACM Neto ao governo da Bahia, ela decidiu apoiar a candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) e Geraldo Júnior (MDB), devido ao alinhamento com o seu partido a nível estadual. Mas, inevitavelmente, o apoio gerou controvérsias entre colegas parlamentares que, juntamente com ela, representavam histórica oposição ao PT no município.
Quem também não ficou satisfeita com o apoio de Lúcia a Jerônimo e Geraldinho foi a própria Sheila Lemos, que chegou a exonerar, em março de 2022, cinco cargos comissionados da Prefeitura que tinham sido indicados pela vereadora. Foi diante dessa conjuntura que ela decidiu se alinhar à bancada de oposição ao atual governo municipal.
Em dezembro do ano passado, lançou candidatura para a mesa diretora da Câmara ao lado dos quatro vereadores petistas da Casa, não obtendo êxito. Agora, Rocha já vem articulando a sua participação nas eleições de 2024 junto a nomes do PT como o vereador Alexandre Xandó. No início de maio, ela participou de uma reunião com lideranças do partido para discutir seus próximos passos na política municipal, uma vez que está cotada para concorrer ao Executivo, seja encabeçando uma chapa, seja como vice.
Inspirações
A maior inspiração na vida de Lúcia vem da sua mãe Valdice, que faleceu com apenas 42 anos. “Ela sempre dizia: faça o bem, minha filha, sem olhar a quem”. Na política, até hoje nutre uma grande admiração pelo ex-prefeito de Conquista, José Pedral Sampaio, que teve seu mandato cassado em 1964, durante o golpe militar. Para a edil, ele foi um grande gestor e ela se orgulha de já ter trabalhado ao seu lado.
Foto de capa: Ascom CMVC
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.