Jornalismo local e independente é tema de simpósio na 5ª Semana Jornalismo Importa

Por - 9 de abril de 2024

A diretora executiva do Conquista Repórter, Victória Lôbo, foi uma das palestrantes do evento. A programação vai até esta sexta-feira, 12.

“Precisamos mudar a realidade a partir do âmbito local”, disse a diretora executiva do Conquista Repórter, Victória Lôbo, durante a 5ª Semana Jornalismo Importa, realizada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista. Nesta terça-feira, 9, a atividade reuniu comunicadores, jornalistas, professores e estudantes no simpósio intitulado “O Futuro do Jornalismo será Local”. A programação do evento vai até esta sexta-feira, 12.

Os desafios enfrentados pelas iniciativas de jornalismo local e independente, além da necessidade de produzir informação de qualidade nos territórios, foram os temas destacados pelos palestrantes. Durante a manhã, foram duas mesas de debates dedicadas aos assuntos, compostas por sete profissionais.

A jornalista e ex-aluna do curso de Jornalismo da UESB, Victória Lôbo, enfatizou a necessidade das organizações de mídia atuarem de forma colaborativa. “O jornalismo independente só acontece em rede. Precisamos transformar as realidades sociais a partir de uma cobertura local, mas também precisamos sobreviver, por isso, o financiamento é necessário”, afirmou.

A sustentabilidade financeira dos veículos jornalísticos independentes também foi um tópico destacado por Anderson Santana, jornalista freelancer que atua no combate à desinformação em comunidades rurais. “Antes de jornalistas, somos cidadãos e precisamos pagar boletos, funcionários, ter acesso à cultura, saúde. Não dá para fazer jornalismo apenas pelo anseio, também precisamos pensar no financiamento”, ressaltou.

Também estiveram presentes no simpósio Lucas Maia, da Agência Tatu; Leila Costa, do Site Coreto; Anderson Couto, da Agência Mural de Jornalismo das Periferias; Tiago Marques, da Agência Sertão; e Emília Mazzei, do Projeto Jovens Comunicadores.

Lucas Maia, da Agência Tatu; Carmen Carvalho, coordenadora da 5ª Semana Jornalismo Importa; Leila Costa, do Site Coreto; Anderson Santana, jornalista freelancer; Victória Lôbo, do Conquista Repórter; e Anderson Couto, da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Foto: Karina Costa/Conquista Repórter.

“Se eles [a mídia hegemônica] não estão contando a nossa história, a gente precisa contar. Foi assim que nasceu a Agência Mural. Depois de cinco anos trabalhando de forma voluntária, nós percebemos que isso poderia se transformar em algo maior”, contou Anderson Couto. O projeto surgiu como um blog, em 2010, para cobrir pautas nas periferias de São Paulo. Foi apenas em 2015 que a iniciativa lançou o próprio site e se transformou numa organização.

Fora das capitais brasileiras, o Site Coreto, de Poções, foi um dos representantes do sudoeste baiano na 5ª Semana Jornalismo Importa. A jornalista Leila Costa contou sobre o trabalho da organização junto às escolas no município com o objetivo de promover a educação midiática e envolver os jovens na produção de notícias locais. Ela também destacou a importância de espaços como o curso de Jornalismo da UESB e o Avoador, projeto de extensão da universidade, para a criação de iniciativas de jornalismo independente no interior.

O evento

O simpósio “O Futuro do Jornalismo será Local”, da 5ª Semana Jornalismo Importa, faz parte do programa de extensão “Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação” e do projeto “O Futuro do Jornalismo será Local”, ambos sob coordenação da professora Carmen Carvalho. O evento também é uma realização do Colegiado de Jornalismo e conta com o apoio do Conquista Repórter e do Site Coreto, veículos jornalísticos do sudoeste baiano.

A programação começou nesta última segunda-feira, 8, e vai até a sexta-feira, 12. Além de mesas-redondas e palestras, estão sendo realizadas oficinas e apresentações de trabalhos científicos. A mesa de abertura contou com a participação de representantes da UESB e da comunidade externa.

“O evento é o resultado de uma trajetória que tem unido o ensino e a extensão no curso de Jornalismo da UESB. É uma atividade formativa dos estudantes, de provocação à sociedade sobre a importância do Jornalismo e uma maneira de mobilizar os profissionais que atuam na comunicação no interior da Bahia”, disse a professora Carmen Carvalho, durante o primeiro dia da 5ª Semana Jornalismo Importa.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.