Unidades de saúde passam a oferecer coleta de sangue e telemedicina para pacientes com suspeita de dengue

Por - 10 de abril de 2024

Os serviços estão disponíveis em quatro postos do município: Morada dos Pássaros, Nova Cidade, Solange Hortélio e João Melo Filho. A ação faz parte de um projeto da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com empresas privadas.

Quatro unidades de saúde do município passaram a ofertar o serviço de coleta de sangue para pacientes com suspeita de dengue. A ação faz parte de um projeto lançado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e empresas privadas. As amostras coletadas são encaminhadas para o Laboratório Oliveira (LABO), que disponibiliza os resultados dos exames. O programa também envolve a telemedicina, por meio das clínicas especializadas Hipermed e Cicatriclin.

Geralmente, as coletas são realizadas no Laboratório Central Municipal (Lacen), situado na Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (Hospital Esaú Matos). Com o projeto “Todos contra a Dengue”, o serviço está disponível nas unidades de saúde sentinela – Morada dos Pássaros, Nova Cidade, Solange Hortélio e João Melo Filho. Serão realizadas 25 coletas por dia em cada posto. Caso a cota diária seja ultrapassada, os pacientes serão direcionados ao Lacen. A triagem será feita por internos do curso de Medicina da UFBA.

Além disso, uma equipe de telemedicina irá atuar dando orientações aos munícipes. Os profissionais farão contato com os pacientes para informar os resultados dos exames laboratoriais e, se necessário, fazer uma nova prescrição médica, que pode se compartilhada via WhatsApp. Se o cidadão precisar de internamento, poderá ser encaminhado para os hospitais Samur, Unimec ou Santa Casa de Misericórdia, que também são organizações parceiras do projeto.

Durante coletiva de imprensa realizada na terça-feira, 9, o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, disse que a ação visa desafogar a rede de saúde e atender melhor a população. De acordo com o último boletim epidemiológico do município, são mais de 19 mil casos de dengue notificados, além de 6.080 confirmados. São sete óbitos e 91 pessoas hospitalizadas. Os dados são da 14ª semana epidemiológica e compreendem o período de 1º de janeiro a 8 de abril de 2024.

Vacinação contra dengue

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem ser vacinadas contra a dengue nas unidades de saúde do município. As doses estão sendo distribuídas somente no turno matutino, enquanto houver estoque. Com exceção dos postos Vila Serrana, Urbis VI, Pedrinhas, Jardim Valéria I e II, onde os imunizantes estão esgotados, a vacinação está disponível em todas as UBS (Unidade Básica de Saúde) e USF (Unidade de Saúde da Família) de Vitória da Conquista.

O município recebeu 6.670 doses da vacina do Ministério da Saúde (MS). Até a segunda-feira, 8, tinham sido vacinadas 3.327 crianças e adolescentes. Apesar de não estar incluída na lista de cidades selecionadas pelo MS para receber os imunizantes, Conquista conseguiu as unidades que sobraram de outros municípios. O prazo de validade do lote se encerra no final de abril.

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para a vacinação, o responsável pela criança ou adolescente precisa apresentar o cartão de vacina do menor, juntamente com o cartão SUS ou CPF. As pessoas que tenham sido acometidas pela dengue recentemente precisam aguardar seis meses para receber o imunizante.

Foto de capa: Secom/PMVC.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.