Alunos de Economia da UESB realizam campanha para levar doadores de sangue ao Hemoba
Por Karina Costa - 11 de abril de 2024
No dia 16 de abril, um ônibus da instituição fará quatro viagens para transportar pessoas do campus de Vitória da Conquista até o Hospital Geral. A ação é organizada pelo Centro Acadêmico de Economia Celso Furtado, a Atlética Kriptonita e o Programa de Educação Tutorial (PET).
Estudantes e professores do curso de Economia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) vão levar pessoas para doar sangue na próxima terça-feira, 16 de abril. Um ônibus da instituição fará viagens para transportar os doadores do campus de Vitória da Conquista até o local onde está situada a Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba), no Hospital Geral, na Avenida Filipinas, s/n, bairro Felícia.
As pessoas interessadas em participar da ação devem se inscrever por meio de um formulário online. Serão coletadas informações como nome completo e horário de preferência para a ida ao Hemoba, no caso daqueles que optarem por utilizar o transporte da UESB.
A campanha foi organizada pelo Centro Acadêmico de Economia Celso Furtado, a Atlética Kriptonita e o Programa de Educação Tutorial (PET), a fim aumentar o estoque de bolsas de sangue da instituição. Cada viagem até o local terá um limite de 20 pessoas, devido à capacidade de lotação do espaço. O ônibus partirá da Prefeitura de Campus, na UESB, em quatro horários diferentes: 8h, 10h, 13h e 14h30.
O doador ou doadora também pode optar por participar da ação sem utilizar o transporte da universidade, se comprometendo a se deslocar até o Hospital Geral por conta própria. No formulário, a pessoa poderá assinalar essa preferência. Além disso, no documento, é necessário atestar ciência dos requisitos e restrições para a doação de sangue, que incluem ser alguém entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50kg; estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; e ter dormido por pelo menos seis horas.
Além disso, não podem doar pessoas com doenças transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, AIDS e Chagas; gestantes e amamentadoras; e aqueles com anemia, hipotensão, hipertensão ou aumento e diminuição dos batimentos cardíacos. Outros critérios para a doação estão disponíveis no site da Hemoba.
Foto de capa: Secom/PMVC.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.