Inscrições para processo seletivo especial da Uesb vão até 30 de setembro

Por - 21 de setembro de 2021

Os novos estudantes da universidade serão selecionados por meio da análise de notas do Enem ou do Ensino Médio; Mais de 750 vagas são ofertadas em 40 cursos de graduação

Em razão da falta de condições sanitárias para a realização das provas do seu tradicional vestibular, neste ano, 2021, o ingresso de novos estudantes na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) ocorrerá por meio de um Processo Seletivo Especial (PSE). As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, no site da seleção.  

Ao todo, são ofertadas 758 vagas em 40 diferentes cursos de graduação, distribuídos entre os três campi da instituição, em Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. Os alunos serão selecionados por meio da análise de suas notas do ensino médio ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No momento da inscrição, que será realizada de forma remota, é possível optar por uma dessas duas modalidades de concorrência. Além disso, é preciso preencher o formulário disponível na página da seleção e anexar a documentação exigida, conforme prevê o edital que regulamenta o processo.

A taxa de inscrição custa R$ 70,00 e a candidatura só é confirmada após a compensação do pagamento. Mas é possível solicitar isenção do valor, caso sejam atendidos os critérios definidos no edital de seleção. Podem ser contemplados os candidatos inscritos nas opções “Reserva de Vagas 1”, “Reserva de Vagas 2” ou “Ampla Concorrência”, desde que tenham cursado todo o ensino fundamental 2 e o ensino médio em estabelecimento de ensino público.

A isenção também poderá ser concedida aos candidatos inscritos na categoria “Cotas Adicionais”, ou seja, quilombolas, indígenas ou pessoas com deficiência, bem como a servidores das universidades estaduais da Bahia. Mas não será contemplado quem já tenha concluído algum curso de graduação, sendo portador de diploma ou de certificado de conclusão.

Caso a documentação anexada não seja suficiente para atestar a condição, a inscrição não será deferida, acarretando na exclusão do candidato do processo seletivo. Vale destacar ainda que os estudantes dos territórios de identidade em que a Uesb está inserida contarão com o chamado “Bônus Regional”, um acréscimo de 10% da sua nota, que será somado à pontuação final. 

Para tanto, é preciso apresentar a cópia do título de eleitor do candidato, atestando inscrição em zona eleitoral de uma das 53 cidades que integram o Território Médio Sudoeste, o Território Médio Rio de Contas e o Território Sudoeste Baiano. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp disponibilizado para contato com os estudantes: (77) 3424-8721.

Imagem de capa: Ascom Uesb

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.