Governo do Estado aumenta medidas restritivas contra covid-19, mas Prefeitura de Conquista mais uma vez não acata
Por Victória Lôbo - 24 de maio de 2021
O governador Rui Costa anunciou que as cidades das regiões da Chapada, Oeste, Sudoeste e Extremo-Sul deverão ter toque de recolher das 20h às 5h. No entanto, em Vitória da Conquista continuará das 22h às 5h
No decreto estadual desse último domingo, 23, como havia sido anunciado por Rui Costa, o Governo do Estado estabeleceu novas medidas restritivas e manteve outras já implementadas com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus. A Bahia opera com cerca de 83% dos leitos de Unidade Terapêutica Intensiva (UTI) ocupados.
Em Vitória da Conquista, o índice de ocupação chegou a 92,9% no boletim publicado ontem, 23, no site da Prefeitura, e caiu para 84% nesta segunda-feira, 24, após três pessoas morrerem em decorrência da covid-19. Entretanto, o secretário municipal de Administração e presidente do Comitê de Gestão de Crise, Kairan Rocha, informou que o município não deverá seguir as medidas implementadas a nível estadual.
O novo decreto anunciado por Rui Costa irá perdurar até o dia 1º de junho, e dispõe sobre os horários de toque de recolher, funcionamento do comércio e venda de bebidas alcoólicas. Em todo o Estado, foi mantido o toque de recolher das 21h às 5h, porém, nas regiões da Chapada, Oeste, Sudoeste e Extremo-Sul, foi aumentado em 1h, devendo ser das 20h às 5h. Segundo Kairan, o toque de recolher em Vitória da Conquista será mantido das 10h às 5h, conforme estabelece o decreto municipal publicado no dia 10 de maio. Continuará assim até a próxima reunião do Comitê de Crise, que acontecerá no dia 31 de maio.
Outra mudança precisaria acontecer no funcionamento de bares e restaurantes, que, segundo o decreto do Estado, deve ser até às 19h. Aos fins de semana, não deverão ser comercializadas bebidas alcoólicas, que ficam proibidas de serem vendidas das 20h do dia 28 de maio às 5h do dia 31. As medidas só não são válidas para as cidades que mantiveram a taxa de ocupação abaixo de 75% por cinco dias consecutivos. Porém, em Vitória da Conquista, o decreto municipal permite que os bares funcionem até às 21h, sem restrição na venda de bebidas.
Na última sexta-feira, 21, foi registrada a presença de polícia na região do bairro Candeias, para fechamento de bares que ultrapassaram o horário pré-definido. Na noite de sábado, 22, o Conquista Repórter ainda observou grandes aglomerações na Avenida Alziro Prates, por volta das 20h, devido ao funcionamento dos bares. A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) não deve publicar decreto nos próximos dias, mantendo o que está em vigor.
*Foto de capa: Governo do Estado
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.