Vitória da Conquista retoma aplicação da segunda dose das vacinas Oxford/AstraZeneca e Coronavac

Por - 25 de maio de 2021

Aplicação da 1° dose, entretanto, continua suspensa já faz 14 dias; último lote foi recebido pela Prefeitura Municipal em 4 de maio

Conquistenses que foram vacinados com a primeira dose dos imunizantes da Oxford/AstraZeneca e Coronavac, mas que ainda não receberam a segunda aplicação, poderão retornar aos pontos de vacinação do município para tomar a última dose da vacina contra a covid-19.

A vacinação com o imunizante chinês, que será retomada nesta quarta-feira, 26, das 9h às 16h, é para quem está com a segunda dose atrasada e para os moradores da zona rural. Também serão vacinadas pessoas acamadas da zona urbana, ou seja, que perderam total ou parcialmente a mobilidade.

A aplicação da vacina da Oxford/AstraZeneca foi retomada hoje, 25, também na faixa das 9h às 16h. O imunizante é para os conquistenses que têm data de retorno marcada no cartão de vacinação até o dia 30 de maio.

As equipes de imunização irão aplicar a Coronavac no drive-thru do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), localizado no bairro Kadija, e em outros dois pontos fixos para pedestres: Colégio Paulo VI, no Ibirapuera; e quadra esportiva da Fainor, no Candeias.

Já a vacina da Oxford/AstraZeneca está sendo aplicada nos seguintes locais: quadra da Igreja Nova Sião, no Alto Maron; Escola Municipal Professora Fidelcina Carvalho Santos, na Urbis VI; Paróquia Rainha da Paz, no Patagônia; ou Salão Paroquial da Santa Luzia, na Urbis V.

A vacinação da segunda dose irá continuar enquanto durarem os estoques. Para completar o esquema vacinal, é necessário apresentar o cartão de vacina e documento pessoal com CPF.

Atraso na aplicação da 1ª dose

Enquanto acontece a distribuição da segunda dose das vacinas, inúmeros outros conquistenses aguardam ainda a aplicação da primeira. Ela foi suspensa há 14 dias em Vitória da Conquista, em pleno início da segunda parte da imunização, voltada para pessoas diabéticas e hipertensas crônicas.

De acordo com a Prefeitura, a última vez que o município recebeu lotes da primeira dose da vacina foi em 4 de maio. Desde então, apenas lotes da segunda dose foram enviados pelo Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Até o momento, 20,81% da população conquistense recebeu a primeira dose da vacina, cerca de 11% a mais do que a porcentagem de pessoas que receberam a segunda dose. A cidade ocupa a posição 241 no ranking estadual de vacinação da primeira dose, com 73.430 imunizantes recebidos e 71.014 aplicados.

*Foto de capa: Secom/PMVC

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.