Editorial | O que é imprensa para a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista?

Por - 1 de julho de 2022

Questionamento se faz necessário diante da tentativa da atual gestão do Executivo de invisibilizar o jornalismo independente feito na cidade.

Na última quinta-feira, 30 de junho, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB), recebeu representantes da mídia conquistense em seu gabinete para uma entrevista coletiva com o intuito de fazer um balanço da sua gestão no primeiro semestre de 2022. Porém, o convite não foi enviado para o Conquista Repórter nem para outros veículos jornalísticos independentes da cidade, como o Site Avoador. Isso nos leva a questionar: o que é imprensa para o governo municipal?

Imprensa é aquela que não denuncia? Aquela que não cobra? Apenas aquela que recebe publicidade? Porque se fosse a imprensa que pauta diversas publicações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, o Conquista Repórter entraria na lista de convidados para o encontro.

Entretanto, ao que parece, a mídia independente é invisibilizada pela atual gestão. Mas por quê? Porque questiona! Claro que não deixaríamos passar batido o transporte coletivo decadente, a educação pública sucateada, a saúde precária, a periferia abandonada, a falta de transparência pública.

Porque, aparentemente, o jornalismo que está a serviço dos cidadãos conquistenses está contra a Prefeitura. O governo municipal também não deveria ter esse propósito? Essa gestão, o tal governo para pessoas, governa para pessoas jurídicas, pessoas que não precisam dos serviços públicos, mas sim do dinheiro público.

Nós não queremos e não vamos deixar de lutar pelos direitos de todos e todas as cidadãs. E não precisamos de reconhecimento de governo algum para isso. Continuaremos conquistando o nosso espaço, publicando aquilo que é de interesse público, sem amarras ou medo. Esse é o jornalismo que acreditamos e que lutamos para que os nossos leitores também acreditem. Uma imprensa livre.

Foto de capa: Secom PMVC.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.