Delegado Marcus Vinicius: o vereador que se elegeu através de campanha realizada pelo WhatsApp

Por - 8 de novembro de 2021

Pré-candidato a deputado federal, o delegado Marcus Vinicius mora em Vitória da Conquista há 18 anos. O vereador tem dois Projetos de Lei protocolados para criação de eventos anuais no município.

Eleito em sua primeira candidatura para vereador de Vitória da Conquista, o delegado Marcus Vinicius, 51 anos, nasceu em São Paulo e cresceu no Rio de Janeiro, mas criou raízes na Bahia, após cursar Direito na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. Atuou como advogado por três anos, até prestar concurso para delegado da Polícia Civil. Já com essa profissão, trabalhou em Itapetinga, onde conheceu a mãe de sua filha, que morava em Conquista e, devido ao relacionamento, passou a frequentar a terceira maior cidade da Bahia.

Há 18 anos, depois que se casou, Marcus Vinicius se mudou para Conquista e continuou atuando em cidades circunvizinhas, até se transferir. No município, ainda foi professor da disciplina Direito Penal nos cursos de Direito da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) e da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor).

Enquanto delegado da Polícia Civil, Marcus Vinicius atuou em casos conhecidos, como o assassinato do Padre Bruno, morto a pauladas aos 63 anos. Ele também investigou a morte de um estudante da Fainor numa viagem com motorista de aplicativo e, mais recentemente, trabalhou no caso do feminicídio da jovem Sashira Camilly.

O delegado que, em 2018, recebeu o título de cidadão conquistense, afirma que se apaixonou pela cidade e, por isso, permaneceu e decidiu se tornar um agente político local. A vontade de se candidatar a vereador surgiu em fevereiro de 2020. Então, pelo partido Podemos, iniciou a campanha eleitoral que, em sua maior parte, foi feita pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, com envio de materiais de divulgação para apoiadores e replicadores.

De acordo com o parlamentar, a sua eleição se deu devido ao grande apoio que recebeu dos profissionais da sua área de atuação, o Direito, de ex-alunos e pessoas com as quais teve contato nos casos em que trabalhou enquanto delegado. O uso da internet foi importante, diante do contexto pandêmico, e continua sendo marca do seu mandato, com a presença digital através do seu perfil no Instagram.

Como vereador, o delegado Marcus Vinicius diz trabalhar por “toda Vitória da Conquista” e, durante o primeiro ano de mandato, tem focado no turismo e na causa animal. Por isso, vem dialogando com a gestão municipal acerca da entrada da cidade no circuito de turismo e da criação de eventos, como o Festival Joia da Conquista e a Semana Municipal de Gastronomia, respectivamente, através dos Projetos de Lei 150/2021 e 154/2021.

Recentemente, o edil esteve entre os dois representantes da bancada de situação que votaram contra a moção de repúdio 004/2021, à DC Comics pelo personagem bissexual, que foi aprovada. Sobre esse assunto, Marcus Vinicius explica que as pessoas que consomem as histórias em quadrinhos da DC e da Marvel sabem que personagens LGBTQIA+ são retratados há décadas. Além disso, para ele, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista deveria discutir assuntos mais pertinentes à cidade.

O parlamentar ainda pretende pleitear à eleição de 2022, para deputado federal. Segundo ele, um “representante da terra” no Congresso Nacional tem mais condições de trazer recursos para o município.

[infogram id=”93913d6b-18d4-4c50-bb23-8eee43fb9519″ prefix=”WuZ” format=”interactive” title=”Copy: Ações do Mandato – Xandó”]

*’Os eleitos’ é uma série especial do Conquista Repórter que tem como objetivo traçar o perfil dos candidatos escolhidos pelos conquistenses nas eleições municipais de 2020 para os Poderes Legislativo e Executivo.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.