Curso gratuito de roteiro para estudantes de escolas públicas será lançado em Conquista

Por - 10 de junho de 2021

O Projeto de Extensão PERCurso estará com inscrições abertas a partir desta sexta-feira,11; Serão selecionados 50 alunos e metade das vagas devem ser preenchidas por mulheres e pessoas LGBTQIA+

Na próxima quarta-feira, 16, será lançado, através de um evento online, o Projeto de Extensão PERCurso – Práticas de Escrita de Roteiro, uma iniciativa do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O projeto é coordenado pela professora Adriana Amorim e atenderá a 50 alunos, divididos em duas turmas.

O curso foi idealizado por Adriana e a ideia surgiu quando ela assistiu a um debate virtual entre roteiristas de todo o país. Um dos participantes compartilhou a sua experiência sobre um grupo de práticas de roteiro que criou com moradores de comunidades e favelas. Ela percebeu “como é importante as pessoas contarem suas próprias histórias, porque geralmente quem vai lá contar a história tem um olhar paternalista, um olhar de pena e as histórias contadas por quem as vive são muito mais interessantes”, contou.  

Vitória da Conquista, segundo Amorim, é um polo rico e em construção no âmbito do cinema, visto que o curso da UESB completou 10 anos e têm tido muitas produções realizadas pelo público jovem. Por isso, o PERCurso oferecerá aulas, de julho a dezembro de 2021, para jovens estudantes ou recém-egressos de escolas públicas, preferencialmente da zona rural, comunidades quilombolas e indígenas, que tenham condições de realizar as atividades de forma remota. Além disso, 50% das vagas deverão ser preenchidas por mulheres e pessoas LGBTQIA+.

“Na produção cinematográfica, em Vitória da Conquista, como no Brasil e no mundo todo, há poucas mulheres, há poucas pessoas pretas, há poucas pessoas LGBTQIA+”, explicou. De acordo com a professora, a cota de 50% é uma forma de garantir diversidade no desenvolvimento das produções audiovisuais no município.

O evento de lançamento será transmitido através do canal do projeto no Youtube. O momento terá a participação da Pró-Reitora de Extensão Gleide Magali Lemos Pinheiro, do Diretor do Departamento de FIlosofia e Ciências Humanas (DFCH), o professor Gilson Ruy Monteiro Teixeira e representações do Colegiado de Cinema e Audiovisual. E, após a solenidade de abertura, acontecerá o encontro de Adriana Amorim com o ator, comediante, diretor e roteirista Alan Miranda.

Durante os quatro meses de curso, as turmas trabalharão nas aulas e nas atividades assíncronas a construção de histórias, desenvolvimento de personagens, escrita de diálogos, além de análise dos mais diversos tipos de roteiro, desde filmes clássicos até vídeos de tik tok. As aulas acontecerão nas segundas e quartas, das 15h às 17h ou das 19h às 21. As inscrições começam nesta sexta-feira, 11, e terminam no dia 18. Para saber mais sobre o projeto, é possível acessar o perfil no Instagram, @extensao.percurso, ou enviar um e-mail para [email protected].

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.