Conquista Repórter e Avoador abrem inscrições para oficina gratuita de combate às fake news

Por - 30 de março de 2022

Qualquer pessoa pode se inscrever no treinamento, que acontecerá de forma on-line, no próximo dia 9 de abril.

Depois de duas eleições e de uma pandemia marcada pela disseminação de informações infundadas, combater a desinformação se tornou fundamental para preservar tanto a democracia quanto a saúde dos brasileiros. Essa tarefa desafia jornalistas, instituições e, em ano eleitoral, exige uma postura cada vez mais ativa da população frente ao problema. 

Para minimizar esse cenário, os sites Avoador e Conquista Repórter se uniram e irão oferecer a “Oficina de Combate à Desinformação”, que tem como objetivo ensinar aos cidadãos e cidadãs de Vitória da Conquista e região Sudoeste estratégias e ferramentas para lutar contra os conteúdos duvidosos que circulam nas redes sociais e no aplicativo de mensagens WhatsApp. As inscrições poderão ser feitas neste link até 7 de abril, data em que se celebra, nacionalmente, o Dia do Jornalista.

A “Oficina de Combate à Desinformação” é o primeiro projeto realizado a partir de uma parceria entre os sites Avoador e Conquista Repórter. Imagem: Avoador.

A oficina acontecerá de forma on-line no dia 9, às 15 horas, e será ministrada pela jornalista e diretora de conteúdo do Conquista Repórter, Karina Costa, e pela professora do curso de Jornalismo da Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e editora executiva do Avoador, Carmen Carvalho, responsável também pelo projeto de extensão Jornalismo como Forma de Transformação no Combate à Desinformação. Ambas já participaram do Fact Check Lab, programa de capacitação em verificação de fatos da Agência Lupa.

Além de estudar o ecossistema da desinformação e ministrar a disciplina de Jornalismo na Internet, Carmen orientou a pesquisa “Agências de Checagem no Brasil: uma análise das metodologias de fact-checking”, desenvolvida por Karina durante a graduação. No curso de Jornalismo, a cofundadora do Conquista Repórter foi uma das responsáveis pela criação do Xereta, editoria de checagens do Avoador.

Durante a oficina, elas irão apresentar caminhos para identificar, averiguar e confrontar as fake news, e abordar como funciona o ecossistema da desinformação, os tipos de notícias falsas, o conceito de pós-verdade e o papel do jornalismo nessa conjuntura, tendo em vista a proximidade das eleições deste ano. Após o treinamento, os participantes terão ainda a oportunidade de avaliar a oficina por meio de um formulário on-line.

A avaliação terá como objetivo melhorar a atividade para que ela possa ser realizada, ainda este ano, com públicos específicos que costumam ser mais vulneráveis aos riscos causados pela desinformação, como idosos, estudantes do ensino médio aptos a votar e pessoas com baixo nível de escolaridade. Aproveite para se inscrever e divulgar a oficina para conhecidos, amigos e familiares.

Foto de capa: Pixabay.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.