Com avanço da vacinação, Vitória da Conquista não registra mortes por covid-19 desde 18 de setembro

Por - 8 de outubro de 2021

Devido a redução do número de mortes e casos de covid-19, governos municipal e estadual têm ampliado o processo de flexibilização das medidas de prevenção ao novo coronavírus

Nesta sexta-feira, 8, Vitória da Conquista não registrou, pelo 20º dia consecutivo, óbitos em decorrência da covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a última morte causada pelo novo coronavírus na cidade aconteceu em 18 de setembro. Devido ao avanço da vacinação, a redução dos altos índices de mortalidade acontece não apenas na chamada capital do sudoeste baiano, mas em todo o estado e país. Ainda assim, em meio a esse cenário de desaceleração da pandemia, o Brasil alcançou hoje a marca de 600 mil mortes.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou, na última quarta-feira, 6, que 97% dos municípios baianos não registraram óbitos por covid-19 durante sete dias seguidos. Entre as 417 cidades da Bahia, 404 não tiveram mortes identificadas, segundo o órgão. A responsável pela pasta, Tereza Paim, disse que esse é um reflexo do aumento da cobertura da imunização. “Quanto mais avançarmos, mais reduziremos a possibilidade de contágio e, consequentemente, o surgimento de novos casos e óbitos”, afirmou.

Em Conquista, o avanço do cronograma de imunização finalmente aconteceu depois de muitas queixas da população. De acordo com o último vacinômetro divulgado pela Prefeitura, até 30 de setembro, 259.742 munícipes haviam recebido a 1ª dose da vacina contra a covid-19, 119.482 foram imunizadas com a 2ª dose e 1.179 receberam a 3ª aplicação ou dose de reforço. Atualmente, adolescentes entre 12 e 17 anos constituem o público com a menor faixa etária atendido pela SMS para a vacinação contra a covid-19.

Em todo o país, no ano de 2021, setembro foi o mês com menos mortes por covid-19, segundo o consórcio de veículos de imprensa. O levantamento, realizado a partir de dados das secretarias estaduais de saúde, apontou que 16.265 brasileiros foram vítimas do novo coronavírus neste mês. O período mais letal, ainda de acordo com o relatório, foi registrado em abril. O total de óbitos foi de 82.401, índice 5 vezes maior do que aquele registrado em setembro.

Flexibilização de medidas

Com a redução do número de mortes e casos de covid-19, governos têm ampliado o processo de flexibilização das medidas de prevenção ao novo coronavírus. Em Vitória da Conquista, a partir da próxima quarta-feira, 13, mais 60 escolas municipais receberão alunos na modalidade semipresencial. Estudantes das turmas de 2º, 5º e 9º anos, do Ensino Fundamental, e crianças de 4 e 5 anos de idade, que frequentam as creches e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), poderão ter aulas no modelo híbrido.

O governador Rui Costa (PT) também anunciou, nesta sexta-feira, 8, a retomada das aulas de forma 100% presencial nas escolas estaduais. Até então, os estudantes da rede estadual de ensino estavam no regime semipresencial. Mas, em visita ao município de Floresta Azul, no sul baiano, Costa disse que “na segunda-feira, dia 18, voltaremos com as aulas 100% presenciais. Até lá, temos mais uma semana para finalizar a preparação e organização para esse retorno”.

Nesta sexta-feira, 8, Conquista contabilizou 35.027 casos confirmados de covid-19 e 617 óbitos ao longo de toda a pandemia. Foram registrados três novos infectados. Já o estado da Bahia registrou 705 novos casos da doença e mais 8 óbitos, nas últimas 24 horas.

Foto de capa: Pixabay

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.