Praça Dão Barros está há dois anos sem iluminação, diz moradora do Ibirapuera
Por Victória Lôbo - 13 de outubro de 2021
Desde janeiro de 2020, a Câmara Municipal fez oito indicações solicitando melhorias no local; A falta de manutenção é um problema em diversas praças de Vitória da Conquista
Sem iluminação pública há dois anos, a Praça Dão Barros, localizada no bairro Ibirapuera, é mais um espaço urbano abandonado pelo Executivo Municipal na zona oeste de Vitória da Conquista. A denúncia, feita por uma moradora da localidade, revela o descaso com as praças públicas da cidade, que, como ambientes de lazer, existem para proporcionar qualidade de vida e auxiliar na sociabilização dos munícipes.
Além de impedir que a população utilize o espaço, que também contém campo society e quadra esportiva, a falta de iluminação pode se tornar um vetor de violência. Segundo pesquisas nacionais e internacionais, há uma relação entre a luminosidade nos espaços urbanos e a ocorrência de roubos, furtos e outros crimes.
O sentimento de insegurança ao caminhar pela praça do Ibirapuera preocupa Anna Paulla de Sousa, residente do bairro. Para ela, a falta de iluminação “prejudica os moradores que utilizam o local para jogar futebol, além de atrair assaltos”. O espaço foi entregue à população em 2015 e, na época, foi descrito como “um lugar bonito, prazeroso, onde as crianças, os jovens e todos os moradores poderão se divertir”.
Uma reportagem do site Avoador mostrou que a falta de manutenção não é exclusividade da Praça Dão Barros. De acordo com o texto, a Gerson Sales, localizada no Alto Maron, e a Sá Barreto, no bairro Cruzeiro, também carecem de atenção do poder público. Apesar do abandono, os munícipes pagam, além dos impostos, a taxa de iluminação pública, prevista na Constituição Federal, para custear o serviço que não está sendo oferecido.
O problema será resolvido?
De janeiro de 2020 até esta quarta-feira, 13, a Câmara Municipal de Conquista (CMVC) fez oito indicações com o objetivo de solicitar ao Executivo a realização de melhorias na Praça Dão Barros. Quatros delas se referem à iluminação no local, indicando a instalação de postes e refletores, além da reposição de lâmpadas no entorno. As solicitações foram feitas pelo ex-vereador Sidney Oliveira (Republicanos) e pelos vereadores Valdemir Dias (PT) e Dinho dos Campinhos (PP).
De acordo com o parlamentar Ricardo Babão (PCdoB), que também atua na região, o problema será resolvido em 10 dias, devido a uma emenda parlamentar de R$200,00, de autoria do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). O vereador explicou que devem ser instalados leds e refletores, que ainda não foram colocados devido à pandemia da covid-19. Nossa reportagem buscou, no Portal de Transparência do Governo Federal, as emendas concedidas para Vitória da Conquista, mas não encontramos aquela citada por Babão.
Nossa equipe também pediu esclarecimentos sobre o assunto para a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
Foto de capa: Anna Paulla de Sousa
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.