Camelôs continuam em luta pela permanência na Avenida Lauro de Freitas

Por - 26 de maio de 2021

Com a Estação de Transbordo prestes a ser inaugurada, categoria se organiza para evitar remoção do local; Segundo liderança, houve tentativa de suborno da gestão municipal

Os camelôs vêm se manifestando contra a retirada da categoria da Avenida Lauro de Freitas há quase dois meses, mas não conseguem dialogar com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), que deve retirá-los do local até o fim desta semana. A Prefeitura afirma que não há espaço para os ambulantes no entorno da nova Estação de Transbordo, que será inaugurada no próximo dia 2 de junho.

O membro da comissão provisória do Sindicato dos Camelôs, Roberto Barbosa, afirma que a prefeita Sheila Lemos está querendo transferi-los para a Rua da Misericórdia sem nenhum comunicado ou diálogo prévio. Ainda de acordo com o sindicalista, a Guarda Municipal foi convocada pelo Poder Executivo para removê-los da Lauro de Freitas. Ao todo, são 54 trabalhadores da categoria que estão na avenida há cerca de 30 anos.

Roberto é um dos camelôs que lutam por um espaço no entorno da Estação de Transbordo

Roberto denunciou ainda uma tentativa de suborno por parte da atual gestão. “Sábado, dia 22 deste mês, eu fui procurado por um coordenador de dentro da Prefeitura. Esse coordenador tentou me corromper, me subornar, me ofereceu um contrato de quatro anos e um ponto para que eu pudesse trabalhar, mas desde quando eu parasse com as manifestações e com as entrevistas”, relatou.

A Assembleia Geral que discutirá os próximos passos e manifestações dos ambulantes acontece nesta quarta, 26, às 18h, no Sindicato do Bancários. Segundo o camelô Lucas Lima, os próximos dias serão cruciais para o movimento. “Nós já viemos nesse movimento há mais de um mês e meio, tentando um diálogo com a prefeita, com o secretário, e em nenhum momento foi aberto esse diálogo”, salientou.

Segundo Lucas e Roberto, a maior revolta dos 54 camelôs se deve ao fato de que a atual gestão se propõe a ser um “governo para pessoas”. “E nós, o que somos?”, questionam. Veja a seguir a convocatória completa para assembleia da categoria:

CONVOCATÓRIA

A Comissão Provisória do Sindicato dos Camelôs de Vitória da Conquista convoca a todos e todas as camelôs para uma reunião extraordinária que será realizada hoje (26), às 18:00, no Sindicato dos Bancários com a seguinte pauta:

1. Análise de conjuntura nacional, estadual e municipal;

2. Definir unificação estratégica e organizar tática de resistência pela permanência de todos e todas as ambulantes e camelôs em suas respectivas áreas de trabalho;

3. Organizar a resistência para permanência dos (as) 54 camelôs no Terminal da Lauro de Freitas;

4. Formalizar a Comissão Provisória, discutir e aprovar Edital de Convocação da Fundação do Sindicato dos Camelôs de Vitória da Conquista (SICVITA);

5. Construção do Ato do dia 29/05 em conjuntos com o Fórum Sindical e Popular.

6. O que ocorrer;

COMISSÃO PROVISÓRIA

SINDICATO DOS CAMELÔS DE VITÓRIA DA CONQUISTA – SICVITA

Foto de capa: Roberto Barbosa

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.