Vídeo | Desde 2021, família quilombola vive em escola desativada após ter casa destruída pela chuva
Por Victória Lôbo - 26 de setembro de 2023
Morador do quilombo de Manoel Antônio, em Vitória da Conquista, o agricultor Welton dos Anjos perdeu aproximadamente 70% do seu lar. Parte de seu núcleo familiar foi alocado em um abrigo improvisado na Escola Municipal Jorge Amado.
As fortes chuvas que ocorreram em dezembro de 2021 causaram diversas enchentes em Vitória da Conquista. Com estradas sem manutenção, a zona rural do município sofreu muito e diversas comunidades ficaram ilhadas por meses. Além do isolamento, várias famílias ficaram desalojadas, perderam seus móveis e até mesmo suas casas.
Esse é o caso da família de Welton dos Anjos, agricultor que vive no quilombo de Manoel Antônio, localizado há cerca de 30 quilômetros da zona urbana de Conquista, na região do Pradoso. Quando perdeu aproximadamente 70% do seu lar, seu núcleo familiar de 11 pessoas foi dividido entre casas de parentes e um abrigo improvisado na Escola Municipal Jorge Amado, instituição quilombola que foi desativada no município.
Sem auxílio do poder público, há quase dois anos, a sua enteada, que tem 19 anos, mora com o marido e o filho numa pequena sala da escola, sem acesso à cozinha, água potável e o básico para sobreviver. A família vive apenas com a promessa de que tudo vai se resolver e a ajuda da comunidade. Quem narrou essa história para nossa reportagem foi a líder comunitária Ramônica Santos Mendonça, além do próprio Welton.
Confira abaixo na primeira videorreportagem da série Histórias à Margem, produzida com o apoio do ICFJ (International Center For Journalists), Meta e Ajor (Associação de Jornalismo Digital), através do programa Acelerando Negócios Digitais.
Por e-mail, solicitamos esclarecimentos da Prefeitura de Conquista e da Defesa Civil sobre a situação registrada no vídeo, mas até o fechamento desta publicação, não obtivemos resposta.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.