Com intérpretes de Libras em todos os shows, Festival Suíça Bahiana acontece nos dias 14 e 15 de outubro
Por Victória Lôbo - 22 de setembro de 2023
Este ano, o evento será realizado no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, a partir das 14h.
Inserido no calendário municipal de Vitória da Conquista, o Festival Suíça Bahiana (FSB) é gratuito e na edição deste ano, que acontece nos dias 14 e 15 de outubro, contará com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais. A programação está prevista para ser divulgada na próxima segunda-feira, 25, através das redes sociais do evento, que será sediado no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
Segundo a organização, a presença de intérpretes de Libras tem como principal objetivo promover a acessibilidade na festa, demonstrando um compromisso com a inclusão e a diversidade. O FSB já é conhecido por dar visibilidade a artistas independentes do âmbito nacional e, também, para aqueles que atuam na região Sudoeste da Bahia.
Por outro lado, a acessibilidade para pessoas surdas em um festival de música é uma novidade pioneira em Vitória da Conquista e, no FSB, será promovida em parceria com a Central de Intérpretes de Libras (CIL). Jaqueline França é intérprete na organização e explica que “a participação do intérprete é a principal forma de garantia para promoção da inclusão e do acesso das pessoas surdas em todas as áreas sociais, educacionais, na saúde, na arte e cultura”.
De acordo com Gilmar Dantas, do Coletivo Suíça Bahiana, a iniciativa aconteceu a partir da observação de outros eventos e da vontade de tornar o FSB o mais inclusivo possível. “Recentemente, acompanhando as solicitações de intérpretes de Libras em outros eventos na cidade e, após uma viagem ao Espírito Santo em que notamos todos os shows musicais naquele estado com esse serviço, entendemos que era nossa obrigação. Queremos que todos possam se sentir parte deste grande evento cultural”, destacou.
Foto de capa: PH / Vagalume Press.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.