Seinfra estende novamente prazo para entrega de obra na Avenida Presidente Vargas
Por Lays Macedo - 5 de novembro de 2024
“A segurança das pessoas que circulam pelo trajeto deveria ser prioridade”, diz moradora da localidade. Conclusão da duplicação do trecho foi adiada para o mês de dezembro.
No último dia 24 de outubro, por volta das 19h, um grave acidente resultou no óbito de um motociclista que transitava na Avenida Presidente Vargas, em Vitória da Conquista, após colisão com um automóvel. “O asfalto está todo irregular e sem pistas definidas, ainda falta iluminação, o que, à noite, compromete totalmente a segurança na direção”, aponta Eurico Soares, morador do bairro Alto Maron que relata não transitar mais pelo trecho, que está em reforma desde outubro de 2022.
De responsabilidade do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), a obra está com mais de um ano de atraso e envolve a duplicação da via urbana na BA 265, que se estende da Avenida Presidente Vargas, no Alto Maron, em sentido à Barra do Choça – BR 415. Além de não terem sido entregues as melhorias das condições de trânsito do projeto inicial, o atraso na manutenção tem criado novos problemas no local, que segue sem iluminação e sem sinalização adequada.
Clarice Gomes, moradora das imediações da Presidente Vargas há mais de seis anos, pontua o quanto o atraso na obra expõe pedestres e condutores a perigos constantes. “A via realmente estava precisando de melhorias. Entretanto, ao se iniciar uma obra, a segurança das pessoas que circulam pelo trajeto deveria ser prioridade, o que não acontece em nenhuma fase desta obra. Não há sinalizações, não se sabe onde começa ou termina uma pista, nem onde é mão ou contramão”, relata Clarice, que passa pelo trecho pelo menos duas vezes ao dia para levar e buscar a filha na escola.
Seinfra justifica novo atraso
Em agosto deste ano, o Conquista Repórter solicitou posicionamento da Seinfra acerca da entrega da obra. Por e-mail, o órgão chegou a se posicionar, informando que a entrega estava prevista para o final de outubro, o que não aconteceu. Ao fim do prazo estabelecido, a nossa equipe entrou novamente em contato com a Secretaria, que informou desta vez que a conclusão do serviço foi adiada para dezembro.
Foram alegados os mesmos motivos apontados na primeira justificativa enviada à reportagem. Segundo a Seinfra, a demora se deve ao fato de a obra ser “executada em uma área de perímetro urbano com interferência de serviços públicos e intenso tráfego de veículos, além de ter passado por período chuvoso na região”. A pasta apontou ainda ter tido dificuldade no fornecimento de produtos asfálticos pela refinaria contratada.
Quanto à ausência de medidas de segurança para redução dos riscos durante a execução, a Secretaria disse que “notificou a empresa contratada para que reforce a sinalização horizontal e vertical do trecho”. Em relação à implantação da iluminação pública da via em obras, um aviso de licitação será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) até o final deste mês de novembro.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.