“Não entendo o porquê de tanto atraso”, afirma morador sobre duplicação da Presidente Vargas
Por Lays Macedo - 12 de agosto de 2024
Obra deveria ter sido entregue em junho de 2023. Governo do Estado afirma que o prazo de conclusão precisou ser reprogramado em razão do intenso tráfego de veículos na área.
“Não entendo o porquê de tanto atraso em uma obra. A sensação que fica é de que não passa de mais uma ação eleitoreira”, relata Gustavo de Barros, morador de um condomínio residencial localizado às margens da Avenida Presidente Vargas, em Vitória da Conquista. Ele se refere à duplicação e pavimentação de uma extensão de 3,12km da via, que deveria ter sido finalizada em junho de 2023.
A ordem de serviço que autorizou a construção foi assinada pelo Governo do Estado da Bahia, à época sob gestão de Rui Costa (PT), em outubro de 2022. O objetivo da ação seria melhorar as condições de trânsito no trecho urbano da BA 265 – que se estende da Avenida Presidente Vargas, no bairro Alto Maron, até o Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos (sentido Barra do Choça – BR 415).
Porém, há mais de um ano os moradores aguardam ansiosos pela finalização da obra, principalmente aqueles que residem próximo ao trecho onde estão os trabalhadores e as máquinas cotidianamente. Além de interferir no trânsito, a construção causa muita poeira e compromete a iluminação pública.
“Boa parte da Avenida Presidente Vargas se mantém escura, o que dificulta que as pessoas transitem de maneira segura, principalmente à noite”, afirma Paula Rocha, moradora do bairro Primavera. Ela, assim como outros residentes da localidade, acompanha de perto a ocorrência de acidentes de trânsito na via devido à ausência de sinalizações adequadas durante a realização da obra.
Os sinais verticais e horizontais, além dos dispositivos auxiliares e luminosos, foram retirados durante os serviços iniciais de drenagem e recapeamento asfáltico e ainda não foram reinstalados. “O trecho se tornou perigoso. As vias começaram a ser duplicadas e estão sem marcações nas pistas. Nós que vivemos na região acompanhamos acidentes constantemente”, denuncia Gustavo de Barros.
Outro lado
O Conquista Repórter solicitou esclarecimentos ao Governo do Estado da Bahia a respeito do atraso na entrega da obra. Por meio de nota enviada à reportagem, via email, a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) informou que a conclusão está prevista para o mês de outubro deste ano.
“O prazo de conclusão da obra precisou ser reprogramado por conta de ter sido executada em uma área de perímetro urbano com interferência de serviços públicos e intenso tráfego de veículos, além de também ter passado por período chuvoso na região”, justificou o órgão no comunicado.
Confira a nota na íntegra aqui.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.