Prefeitura disponibiliza serviço de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa Autista

Por - 15 de outubro de 2024

Documento busca garantir a atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados a autistas. Requerimento pode ser feito das 8h às 13h, no Cemae.

Secom/PMVC

Garantir prioridade de atendimento e atenção integral em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas da saúde, educação e assistência social. Esse é o objetivo da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Instituído na Bahia a partir do Decreto 22.293/2023, o cadastramento para a emissão do documento foi iniciado em abril deste ano em Vitória da Conquista. Na cidade, o cadastro e a entrega da CIPTEA tem sido realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A carteira pode ser requerida pela pessoa com transtorno do espectro autista ou pelo seu responsável legal ou cuidador na sala 5 do Polo de Educação Permanente, localizado dentro do Complexo de Saúde (Cemae), de segunda a sexta, das 8h às 13h. A data para a entrega é informada durante o cadastramento e é feita no mesmo local. 

Quem já possui o documento também pode realizar o cadastro municipal, garantindo, assim, acesso aos direitos que são assegurados por meio da carteira, conforme previsto na Lei Federal nº 13.977, de 8 de janeiro de 2020.

A documentação necessária (original e cópia) inclui Cartão SUS, comprovante de residência, RG ou Certidão de Nascimento, CPF, uma foto 3×4 (colorida), laudo do exame de ABO/RH (tipo e fator sanguíneos), além do relatório médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). 

De acordo com a SMS, o cadastro só é feito com a documentação completa, por isso, o cidadão ou cidadã deve providenciar previamente todos os itens solicitados. Inicialmente, o cadastramento foi feito de forma escalonada pela secretaria, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.

As primeiras carteirinhas já começaram a ser entregues. Quem ainda não solicitou a emissão do documento na primeira ação organizada pelo órgão pode comparecer ao Cemae sem mais condicionamento de datas.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.