“O Desas(sossego) das imagens”: instalação artística retrata a diversidade de corpos e olhares

Por - 19 de maio de 2022

O projeto reúne trabalhos fotográficos de estudantes do curso de Jornalismo da Uesb e será lançado nesta sexta-feira, 20, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

A partir desta sexta-feira, 20, quem passar pelo Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, poderá viver uma experiência singular. A instalação artística “O Desas(sossego) das Imagens”, desenvolvida por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), contará com fotografias dos mais diversos temas: desde a inquietude dos corpos na dança e no interior dos espaços à perturbação dos sentimentos intrínsecos ao nosso ser.

O projeto é fruto de uma parceria entre o programa de extensão Audiovisualidades Híbridas e o Laboratório de Linguagem e Diversidade Sexual (Lalidis), coordenados, respectivamente, pela professora Adriana Camargo, doutora em Cultura e Sociedade, e pelo docente Marcus Lima, doutor em Linguagens e Representações. “A ideia [da instalação] parte [da necessidade] de se questionar as noções de belo, bonito, de bom, de mau (…), de questionar esses padrões que estão em postos e impostos”, disse o organizador. 

Entre as inspirações para o desenvolvimento da instalação, estão os trabalhos de teóricos e fotógrafos como Paul B. Preciado, Josué Braun e João Roberto Ripper, além de discussões sobre a construção do olhar fotográfico e a interpretação das imagens. A estudante do 3º semestre do curso de Jornalismo, Yasmin Luene Silva Pina, de 20 anos, afirmou que, durante a produção das fotografias, descobriu “o quanto as pessoas nos impactam, o quanto nós podemos abordar os corpos, suas personalidades, a sua história, na fotografia”.

As pessoas terão acesso às obras a partir de uma disposição dinâmica, repleta de projeções que prometem “desas(sossegar)” a todos. A intenção é propor um mergulho nas histórias contadas por cada fotógrafo e fotógrafa. “Espero que o público se surpreenda com os trabalhos e consiga sentir a sensação que cada fotografia deseja transmitir”, destacou Nataly Araújo Leoni, 23, aluna do 5ª semestre de Jornalismo. A entrada na instalação é gratuita. Ela ficará aberta para visitação até o dia 5 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.