Moradores do Lagoa das Flores reivindicam pavimentação e sistemas de drenagem no bairro

Por - 6 de junho de 2024

Em dezembro de 2021, a comunidade foi uma das mais afetadas pelas enchentes que atingiram Vitória da Conquista. As reivindicações dos munícipes são as mesmas há décadas.

Sem pavimentação asfáltica e sem rede de esgoto adequada, moradores do bairro Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista, denunciam o descaso do Poder Público com a comunidade. Há décadas, a população reivindica asfalto e a implementação de sistemas de drenagem para melhorar a qualidade de vida na localidade. “Em períodos de chuva, aqui enche de lama e buracos. Já no tempo de seca, o problema passa a ser a poeira. Quem tem criança em casa sofre com doenças respiratórias”, explica uma pessoa que vive no local há nove anos e pediu à reportagem para não ser identificada. 

Em dezembro de 2021, o bairro foi um dos mais afetados pelas enchentes que atingiram o município. Como não há asfaltamento ou sistemas de drenagem, a comunidade fica mais vulnerável quando ocorrem os fortes temporais. Naquele ano, moradores chegaram a interditar a BR-116 e ocupar a Prefeitura de Vitória da Conquista em protesto. Três anos depois, as reivindicações seguem as mesmas.

“É um descaso completo. Só o asfalto já ajudaria muito, principalmente onde passam os ônibus. Como os carros passam de hora em hora, levanta muita poeira. Todo mundo aqui tem algum problema de respiração por causa disso”, relata outra moradora que preferiu não se identificar. “Quando chove vira um lamaçal, abrem várias poças d’água, e o cheiro de esgoto fica insuportável”, complementa.

No mês de maio deste ano, moradores enviaram à imprensa local um comunicado com o objetivo de chamar a atenção da prefeita Sheila Lemos (UB) e da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento). Na mensagem, o grupo afirma que, caso as obras não sejam iniciadas e concluídas antes das eleições municipais, irão produzir uma faixa em repúdio e buscar apoio do governo do estado da Bahia.

Além de provocar problemas respiratórios, a ausência de pavimentação e drenagem deixa a população vulnerável a doenças como a dengue e dificulta a locomoção, especialmente em períodos de chuvas. No comunicado, o grupo solicita que sejam pavimentadas principalmente as vias onde percorre o transporte público municipal. “Não suportamos mais tanta lama, poeira e atoleiros”, diz um trecho da mensagem.

O Conquista Repórter solicitou esclarecimentos da Prefeitura e da Embasa, via e-mail e outros canais oficiais, mas até a publicação desta matéria, não recebemos respostas. Porém, ao Jornal Conquista, em 31 de maio de 2024, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento informou que o projeto de implantação da rede de esgoto no bairro Lagoa das Flores será “incluído no Plano de Investimento de 2025”.

Vídeo gravado por morador na Lagoa das Flores em 27 de janeiro de 2024.
Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.